Filippi vistoria obras de canalização e nova avenida no Ribeirão dos Couros
Prefeito lembra de esforço da atual gestão para desapropriar terrenos e assegurar obras na divisa com São Bernardo
- Data: 30/05/2022 16:05
- Alterado: 17/08/2023 03:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Filippi vistoria obras de canalização
Crédito:Igor Andrade
O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, vistoriou as obras de canalização e construção de avenida às margens do Ribeirão dos Couros, na divisa entre o município e São Bernardo. Ele lembrou o esforço da atual gestão para destravar o projeto, que estava parado por falta de desapropriações em território diademense por parte da gestão anterior.
Ainda no ano passado, a Prefeitura iniciou diálogo com proprietários de terrenos que precisavam ser desapropriados para a continuidade das intervenções. Após as tratativas, houve acordo com os donos dos terrenos e, assim, a obra teve seu fluxo continuado.
“Foi muito importante a nossa dedicação, o nosso esforço para liberar terrenos que estavam impedindo essa obra havia quase cinco anos. É uma obra custeada com recursos de São Bernardo, mas que precisava desse nosso suporte. Desapropriamos os terrenos e a obra andou muito. As secretarias das duas cidades estão atuando em conjunto”, disse Filippi.
A etapa de canalização já foi concluída. Agora, operários trabalham diariamente na construção da avenida, que terá seis pistas de rolamento (três de cada lado), ciclovias (também em cada margem) e calçadas. Serão duas camadas de pavimento. A previsão de entrega é até o fim do ano, com projeção de beneficiar 40 mil motoristas por dia e vai desafogar o trânsito na região, já que fará uma nova ligação entre a área do bairro Piraporinha e o Corredor ABD.
Com a entrega da obra, haverá também melhoria com relação ao saneamento básico e o combate às enchentes. Isso porque a canalização permite o melhor escoamento da água da chuva, conduzindo o excesso aos piscinões que ficam nos arredores da futura avenida.
“Vai resolver muito o risco de enchente que existia no largo de Piraporinha e vamos resolver saneamento com nova mobilidade por esse setor, do largo Piraporinha e o Corredor ABD, desafogando a Rua Fagundes de Oliveira”, comentou Filippi.
Serão investidos R$ 95 milhões, recurso obtido por meio de financiamento junto à Caixa Econômica Federal com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), por intermédio da Prefeitura de São Bernardo.