Ficção científica integrará calendário do Planetário de Santo André
Cosplay Alpha Fiction ocorreu na tarde do último sábado (21) e reuniu fãs da festejada série Jornada nas Estrelas
- Data: 23/09/2013 11:09
- Alterado: 23/09/2013 11:09
- Autor: Elaine Granconato
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Se depender da organização e do interesse do público, o Cosplay Alpha Fiction, atração especial que reuniu clubes de ficção científica com amantes de astronomia nesta tarde de sábado (21), fará parte do calendário oficial de eventos, a partir de 2014, do Planetário e Teatro Digital de Santo André – Johannes Kepler. As atividades especiais, inclusive para nenhum fã da série Jornada nas Estrelas colocar defeito, ocorreram na Sabina Escola Parque do Conhecimento.
“A nossa ideia é que entre no calendário anual da Sabina no próximo ano. Esse primeiro evento surgiu como laboratório e teve muito boa aceitação dos visitantes”, afirmou Marcos Calil, coordenador científico do Planetário andreense. A programação teve a parceria do Grupo de Ficção Científica Alpha, com base em São Paulo, mas que reúne, entre seus 12 integrantes, representantes de Santo André e São Caetano, cidades do Grande ABC.
E foi da parceria que surgiu a principal atração do dia: sessão inédita de planetário Trekker – como são conhecidos os fãs da série Jornada nas Estrelas, Star Trek no original. A presidente do Alpha, Sílvia Reis, foi além no ineditismo. “Até onde pesquisamos, nunca ninguém realizou essa ação nem no Brasil nem em outro lugar do mundo”, garantiu a fã das películas de ficção científica. A apresentação descreveu as constelações reais ao mundo imaginário de planetas fictícios do universo dos históricos filmes. “É uma forma de transmitirmos ciência e cultura por meio de ficção”, ressaltou Sílvia.
Antes da atração especial da tarde, no entanto, o público pôde conferir uma sessão clássica no planetário, que tem como diferencial a projeção em 360 graus. Intitulada “O Segredo do Foguete de Papelão”, assinada por George Lucas (Star Wars), foi conferida por Maria Eduarda Oliveira Costa, 8 anos, de São Bernardo, que pela primeira vez esteve na Sabina. Esperta e falante, a pequena contou que o planeta que mais gostou foi Júpiter. Indagada por qual razão, Maria Eduarda explicou que pelo grande tamanho era capaz de abrigar os outros planetas dentro dele. A mãe Simone Oliveira Costa, ao lado da filha, se encheu de orgulho.
Desde o último domingo (22) até o próximo dia 26, Santo André sedia a 18ª Reunião da Associação Brasileira de Planetários. Cerca de 70 profissionais da área marcam presença no Johannes Kepler, ponto de encontro das discussões de astronomia. Entre eles, o astronomo carioca Naelton Araujo, 50 anos, que veio especialmente do Rio de Janeiro para o encontro. Na tarde de sábado, caracterizado com o uniforme da nova geração da série Jornada nas Estrelas, acompanhava uma das sessões. “Fiquei fascinado pela imagem digital. Gostei também do espaço oferecido ao público”, avaliou com o olhar técnico de quem trabalha no Planetário da Cidade Maravilhosa. Como trekker, confessou ter “viajado” ali dentro.