Feira Agroecológica funciona nesta sexta-feira (15/12) no centro de Diadema
Com esta edição o ponto de economia encerra as atividades do ano. Ela volta a oferecer seus produtos artesanais em 2024.
- Data: 13/12/2023 20:12
- Alterado: 13/12/2023 20:12
- Autor: Iara Santos Luz
- Fonte: PMD
Crédito:Mauro Pedroso / Igor Andrade
Com venda de produtos artesanais feitos por empreendedores populares e por entidades sociais da cidade, Diadema realiza nesta sexta-feira (15/12), na Praça Lauro Michels, a Feira Agroecológica e Solidária.
Ela funciona toda terceira sexta-feira do mês, das 14h às 20h, oferecendo um leque de coisas, entre eles, alimentos caseiros – pães, doces, bolos, massas, mel, comida árabe, sanduíches e suco; artesanatos diversos; hortaliças cultivadas sem agrotóxicos e chás medicinais.
Tem ainda tapioca, batata frita e salgados trazidos por vendedores, em seus carrinhos, e que durante o dia comercializam os produtos nas ruas.
A criação da Feira Agroecológica pela Prefeitura, em maio deste ano, foi com o objetivo de geração de renda e fortalecimento dos pequenos empreendedores da cidade. Muitos deles estão ligados a grupos solidários, assistidos pela Casa da Economia Solidária, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Atualmente, a Casa trabalha com cerca de 17 grupos, propiciando trabalho e renda para mais de 1.700 munícipes.
A feira recebe, ainda, os plantadores urbanos das 33 hortas comunitárias, do Programa Agricultura Urbana da Secretaria de Segurança Alimentar. A ação incentiva moradores ao plantio sem veneno e ao consumo consciente.
Para que os agricultores possam comercializar suas verduras, chás, temperos, flores e folhagens ornamentais na feira, a cada edição, três deles montam suas barracas na Praça Lauro Michels, fazendo um rodízio que beneficia a todos.
A Feira Solidária também promove cultura. A cada edição ela abre espaço para que artistas locais mostrem seus talentos, com apresentações musicais e outras ações artísticas.