Faculdade Santa Marcelina recebe Zeca Baleiro no primeiro encontro do Desconstruindo a Canção
Os eventos serão abertos ao público e acontecerão a partir do dia 22 de abril na unidade de Perdizes
- Data: 17/04/2024 10:04
- Alterado: 17/04/2024 10:04
- Autor: Redação
- Fonte: Faculdade Santa Marcelina
Faculdade Santa Marcelina recebe Zeca Baleiro no primeiro encontro do Desconstruindo a Canção
Crédito:Divulgação
A Faculdade Santa Marcelina promove a primeira edição do evento “Desconstruindo a Canção: Convidados Especiais”. A partir do dia 22 de abril, a instituição receberá na unidade de Perdizes importantes nomes da música brasileira que debateram temas relevantes e atuais do universo cultural.
Os eventos serão presenciais, gratuitos e abertos ao público. As vagas são limitadas e para participar é necessário realizar inscrição antecipadamente por meio do link. Ao final, os participantes receberão um certificado. Confira abaixo a programação:
Data: 22 de abril
ENCONTRO COM ZECA BALEIRO
Neste encontro serão abordados os diversos processos de criação musical do compositor, a ligação com a poesia, parcerias e projetos especiais.
Com sua mistura de ritmos e referências musicais diversas, canções líricas e a verve afiada de humor e ironia, o cantor e compositor foi recebido com entusiasmo pelo público e imprensa quando lançou seu primeiro disco de originais, “Por Onde Andará Stephen Fry?”, em 1997. Ao longo destes mais de vinte e cinco anos, acumulou inúmeros prêmios e indicações, entre eles, Grammy Latino, APCA e Prêmio da Música Brasileira. Lançou quinze discos de estúdio, cinco CDs ao vivo, nove DVD’s e vários projetos especiais, em que se destacam o disco em parceria com a poeta Hilda Hilst, “Ode descontínua e remota para flauta e oboé – de Ariana para Dionísio”. Acaba de lançar “Ao arrepio da lei” álbum em parceria com Chico Cesar.
Data: 24 de abril
AS REPRESENTAÇÕES LGBT NA CANÇÃO BRASILEIRA COM RENATO GONÇALVES
Na palestra será traçado um panorama histórico-social da questão entre as décadas de 1970 e 2010. A partir de gravações selecionadas, serão promovidos diálogos multidisciplinares para abordar a canção em suas diversas dimensões, como letra, imagem e performance.
Renato Gonçalves é doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestre em Filosofia pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), onde realiza um pós-doutorado (2022-2024). É autor de “Nós duas. As representações LGBT na canção brasileira” (Ed. Lápis Roxo, 2016) e “Marina Lima: Fullgás” (Ed. Cobogó, 2022), entre outros títulos.
Data: 08 de maio
PRODUÇÃO EXECUTIVA COM MARCO DE ALMEIDA
Bate-papo com o produtor executivo Marco de Almeida (MdA Internacional), abordando temas como o gerenciamento de carreira, profissionalismo na produção de eventos, festivais e promoção de eventos no Brasil e no exterior.
Marco de Almeida é produtor cultural, agente artístico internacional e empresário de artistas. Há mais de 20 anos criou a MdA International e, através dela, promoveu mais de 70 projetos culturais no interior do Estado de São Paulo, além de produzir mais de 1.800 apresentações de todos os segmentos artísticos: música clássica, dança, música jazz, teatro, exposições, mostras de cinema, música popular, entre outros.
Atualmente Marco de Almeida é também empresário de vários grandes artistas da música popular brasileira e música clássica internacional, como: Edu Lobo, Rosa Passos, os pianistas Joseph Maurice Weder (Suíça), Francesco Cipolletta (Itália) e Ronaldo Rolim (Brasil), além de trabalhar com a cantora brasileira Anna Setton, o instrumentista Jorge Helder e o compositor e pianista Gilson Peranzzetta. Produziu alguns discos de Rosa Passos e o último álbum de Edu Lobo, em comemoração aos 80 anos.
Data: 15 de maio
ENCONTRO COM JUÇARA MARÇAL
Bate-papo com cantora Juçara Marçal sobre sua trajetória, experiências e suas escolhas artísticas nos diversos projetos em que faz parte.
Juçara Marçal é cantora do grupo Metá Metá. Integrou o Vésper Vocal, A Barca e Ilu Obá De Min. Em 2014 lançou o álbum solo ENCARNADO [Premio APCA, Prêmio Governador do Estado e Premio Multishow]. Em 2015 lançou ANGANGA em parceria com Cadu Tenório. Ao lado de Rodrigo Campos e Gui Amabis criou o projeto SAMBAS DO ABSURDO, inspirado do livro “O Mito de Sísifo” de Albert Camus. Em 2019 estreou como atriz na peça GOTA D’ÁGUA [PRETA]. Em 2021 lançou seu segundo álbum solo, DELTA ESTÁCIO BLUES.
Serviço:
Horário: Todos os encontros começarão às 19h30
Local: Teatro Laura Abrahão, Faculdade Santa Marcelina – Unidade Perdizes – sala 204
Endereço: R. Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes
Inscrição: https://fasm.rds.land/desconstruindo-a-cancao