Faculdade de Medicina do ABC implanta programa ‘5S’
Conjunto de conceitos criado no Japão e adaptado pelo Sebrae acaba de ser incorporado à rotina administrativa da FMABC
- Data: 17/01/2019 12:01
- Alterado: 17/01/2019 12:01
- Autor: Redação
- Fonte: FMABC
Crédito:divulgação- FUABC-FMABC
A Faculdade de Medicina do ABC, por meio da Gestão de Ambulatórios e do setor de Sustentabilidade, acaba de dar início ao programa 5S. Também conhecido como Housekeeping e D-Olho na Qualidade, trata-se de conjunto de técnicas que visam tornar o ambiente de trabalho limpo, organizado e saudável. Foi criado no Japão por donas de casa e levado ao mundo corporativo na década de 1960 por grandes empresas interessadas em implantar o sistema de qualidade total. A metodologia chegou ao Brasil somente na década de 1990 pelas mãos do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que adaptou à realidade nacional.
O programa reúne conceitos simples, capazes de melhorar o ambiente de trabalho, o humor dos colaboradores e a maneira de conduzir atividades e atitudes rotineiras. “Temos realizado palestras em todos os setores da faculdade para explicar o programa e sensibilizar os funcionários. Ao longo do tempo, é comum acumularmos materiais desnecessários, que vão ‘poluindo’ o ambiente de trabalho. Com o 5S, buscamos justamente fazer com que os colaboradores parem e reflitam sobre o que é de fato imprescindível às suas funções. No setor de Compras, por exemplo, recolhemos 24 réguas. Talvez seja mais do que o estoque total disponível no Almoxarifado”, calcula o analista de Meio Ambiente da FMABC, Danilo Correa Cordeiro.
Todos os materiais em excesso estão sendo recolhidos e ficarão disponíveis para doação entre os departamentos da faculdade, assim como para a Fundação do ABC e todas as suas unidades mantidas. “Muitos itens já foram alocados em outros setores da FMABC em que realmente são necessários. Todos os demais serão disponibilizados para os hospitais e unidades da fundação, para que possamos dar a melhor destinação possível, reduzindo desperdícios e beneficiando aqueles que de fato precisem”, completa Danilo Cordeiro.
TRADUÇÃO DO ‘S’
O primeiro ‘S’ representa o “Seiri”, que diz respeito ao descarte. Estimula os funcionários a separar materiais úteis dos inúteis, mantendo no ambiente de trabalho o estritamente necessário. “Seiton” abrange organização, para que tudo esteja no devido lugar, visando agilizar e melhorar o desempenho. “Seisou” é o terceiro ‘S’ e fala sobre a limpeza, que deve englobar escritório, copa, áreas comuns e todos os demais setores da companhia. A higiene, ou “Seiketsu”, ensina a deixar o clima harmônico. Prega aos colaboradores que cuidem de tudo e deixem em boas condições para que seus pares também possam utilizar. O último ‘S’ simboliza a manutenção da ordem. No “Shitsuke”, a ideia é dar continuidade ao que foi absorvido com o programa e ter atitudes positivas para manter a qualidade.