Exposição traz obras de arte de alunos da Educação de Jovens e Adultos de Santo André
Público poderá conferir trabalhos dos estudantes da EJA até 28 de novembro, no saguão do Teatro Municipal
- Data: 23/11/2019 10:11
- Alterado: 23/11/2019 10:11
- Autor: Caroline Terzi
- Fonte: PSA
Exposição traz obras de arte de alunos da Educação de Jovens e Adultos de Santo André
Crédito:Angelo Baima/PSA
Visando promover a cultura e estimular a produção artística dos alunos de Santo André, o Departamento de Educação de Jovens e Adultos, em parceria com os professores de artes, realizou nesta sexta-feira (22) a abertura da 1ª exposição de artes intitulada “Autoria & Expressão: Arte na Educação de Jovens e Adultos”. A exposição, que segue até o dia 28 de novembro no saguão do Teatro Municipal Flavio Florence, conta com obras realizadas pelos alunos da EJA em toda a cidade.
A realização e o orgulho de participar da exposição estavam estampados nos olhos da aluna Ana Lucia Barros Silva, da Emeief (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Chico Mendes. “Estou muito orgulhosa em poder mostrar para a minha família e amigos o meu trabalho. Ainda mais sendo exposto neste saguão tão importante para a cidade”, destacou. Já a amiga de classe, Antonia Souza Ribeiro, relembrou os momentos da concepção do projeto. “A gente faz, cria na escola, mas não imagina a emoção que é ver tudo lindo assim aqui para um monte de gente ver”, completou.
A abertura da exposição contou com a apresentação da Banda Lira, para uma justa homenagem aos alunos e professores presentes. “É uma grande satisfação ver concretizada essa primeira exposição de artes dos alunos da EJA, que têm participação ativa em temas culturais, regionais e de áreas diversas. Vamos priorizar mais ações como essas para trazer ainda mais visibilidade para os trabalhos produzidos pelos alunos da nossa rede”, destacou a secretária adjunta de Educação, Gilzane Machi.
As obras foram elaboradas de acordo com o planejamento do Currículo Integrado, em que os professores das unidades escolares fizeram a escuta dos alunos e realizaram discussões sobre eventuais problemáticas para estudo. Os temas desenvolvidos abordam cidadania, sustentabilidade, estética, percepção, sensações, emoções, valores estéticos da beleza e da harmonia.
“Minha missão é que cada aluno se reconheça como artista e que sejam autores no mundo da arte. Ter estes trabalhos apresentados fora de sala é algo novo e muito positivo para nossos estudantes”, comemorou o professor de arte da EJA II, Marcio Fidelis.
De acordo com o gerente de formação da EJA, Mauro Rosa, a idealização da exposição surgiu de uma união dos professores de arte. “Essa realização hoje é resultado da vontade de nossos professores em oferecer um espaço expositivo e mostrar que nossos alunos conseguem se expressar e ter voz”, reforçou.
A proposta da exposição é trazer ao conhecimento dos munícipes da cidade os trabalhos elaborados pelos professores e alunos durante o período letivo de 2019. A seleção das obras foi realizada nas unidades escolares com os alunos e professores em escolha democrática.
Para a gerente pedagógica da EJA, Marcia Buzzeto, o intercâmbio entre as unidades escolares também é de grande importância. “Cada painel representa uma escola participante com manifestações em esculturas, aquarela, pintura e outros diversos matérias. Essa troca reforça que os alunos podem ser artistas e também admirar o trabalho de seus colegas, que são estudantes como eles”.
As visitas à exposição de artes “Autoria & Expressão: Arte na Educação de Jovens e Adultos” podem ser feitas das 8h às 21h30, até 28 de novembro. O saguão do Teatro Municipal contará ainda com atendimento em horário especial aos alunos de unidades escolares participantes.