Exposição sobre visibilidade trans chega ao Sindicato dos Metalúrgicos
Iniciativa da Prefeitura a partir de fotos da premiada fotógrafa Adriana Horvath busca combater o preconceito
- Data: 04/04/2023 15:04
- Alterado: 04/04/2023 15:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
A exposição “Visibilidade Trans: Muito Além do Gênero” reforça seu caráter itinerante e ganha novos espaços na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em Diadema.
Crédito:Mauro Pedroso
Organizada pela Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades da Prefeitura (CPOCD), a mostra traz retratos e histórias de homens e mulheres trans do município, fotografadas pela premiada fotógrafa Adriana Horvath.
“Quando o assunto é homofobia no ambiente de trabalho, é certo dizer que ainda falta muito para termos um cenário ideal, no qual a diversidade racial, sexual e de gênero sejam amplamente respeitadas nas empresas,” explicou o coordenador da CPOCD, Robson de Carvalho. “Precisamos compreender o importante papel que pode ser desenvolvido pelos sindicatos neste contexto de enorme discriminação e preconceito. Abrir uma porta de discussão sobre a condição da população LGBTQIA+ pode estabelecer a possibilidade de reconciliação não só entre trabalhadores, mas até mesmo entre familiares. Por isso faço questão de parabenizar a direção do Sindicato dos Metalúrgicos pela sensibilidade em firmar mais essa parceria e intensificar nossa campanha.”
Para Antônio Claudiano, coordenador da regional Diadema do Sindicato, a exposição acompanha a política da entidade de respeito às identidades. “Seja religiosa, racial, de orientação sexual ou de gênero, não importa. É preciso acabar com preconceitos e até alguns mitos que levam à discriminação. Debater essa questão em nossa sociedade ajuda a enterrar qualquer ideologia atrasada que ainda temos enraizada em nosso país. O preconceito é abominável, é uma praga que precisa ser erradicada,” afirmou. “Nós somos iguais.”
A exposição fica no Sindicato dos Metalúrgicos do AMC – Regional Diadema (Av. Encarnação, 290 – Piraporinha) até o dia 14 de abril e depois segue para a Fundação Florestan Fernandes e o Centro de Formação Carlos Kopcak. Ela já foi exibida no Paço Municipal de Diadema, no Quarteirão da Saúde e na Assembleia Legislativa do Estado de SP.
Para levar a exposição “Visibilidade Trans: Muito Além do Gênero” a empresas, clubes ou escolas em Diadema, procure diretamente a coordenadoria pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone 11 4057-7925.