Exposição interativa Nem Tão Doce Lar acontece no Centro Heliodor Hesse

Técnicos do ‘Vem Maria’ de Santo André visitam a exposição que trata sobre violência doméstica

  • Data: 13/09/2013 17:09
  • Alterado: 13/09/2013 17:09
  • Autor: Raquel Budow
  • Fonte: Secom PSA
Exposição interativa Nem Tão Doce Lar acontece no Centro Heliodor Hesse

Crédito:

Você está em:

Um grupo de profissionais e técnicos da Área de Políticas Públicas para as Mulheres de Santo André, vinculada à Secretaria de Gabinete, visitou nesta sexta-feira (13) a exposição interativa Nem Tão Doce Lar, no Centro Heliodor Hesse, que faz atendimento social de 160 famílias andreenses. Na iniciativa, aberta a agendamentos até o dia 20 de setembro, há a reprodução de uma casa em que móveis, utensílios e acessórios em geral evidenciam o contexto da violência doméstica.

Integraram o grupo a agente de Gênero de Políticas Públicas para as Mulheres, Sônia Maria Pazetto Gouveia, a assistente social Léa Gomes da Cruz Soares, além da auxiliar administrativa Elaine Santos e dos psicólogos Marcia Guerra, Jane de Melo e Paulo Roberto Cagliari, todos do Vem Maria – principal serviço de apoio às mulheres em situação de violência da cidade. O espaço está de acordo com a Lei Maria da Penha e atua com medidas de proteção, como preconiza a legislação específica.

A assistente social e terapeuta de famílias da Heliodor Hesse, Cristina Aparecida da Silva Becker, acompanhou os profissionais. No primeiro momento, todos ficaram surpresos com o fato de entrarem em contato com a reprodução de uma casa bem arrumada e aparentemente feliz. “A violência velada está presente em todos os ambientes”, comentou a assistente social Léa.

A Nem Tão Doce Lar nasceu a partir de uma experiência internacional chamada Rua das Rosas, criada pela antropóloga alemã Uma Hombrecher, com o apoio da agência Pão para o Mundo. No Brasil, ela chegou em 2006.  A Fundação Luterana de Diaconia, junto com parceiros que trabalham com a superação da violência, adaptou a ideia para a realidade brasileira. Em cada cômodo, há informações sobre a violência no Brasil e sugestões para reflexões. “Dá arrepios porque você visualiza as cenas acontecendo”, resumiu Sonia, da Área de Políticas Públicas para as Mulheres.

O Centro Heliodor Hesse está localizado à Rua Almirante Tamandaré, 550/590, no Jardim Bela Vista. As visitas à exposição podem ser agendadas pelo telefone 4436-0497, somente até a próxima sexta-feira (20).

Compartilhar:
1
Crédito:Miguel Denser/PSA
1
Crédito:Miguel Denser/PSA
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 13/09/2013 05:09
  • Alterado:13/09/2013 17:09
  • Autor: Raquel Budow
  • Fonte: Secom PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados