Exposição de arte postal homenageia o 100º aniversário do artista andreense Luiz Sacilotto

Organizada pela curadora Marcia Rosenberger, a exposição recebe trabalhos de mais de 170 artistas de 31 países, incluindo Bielorússia, Cingapura, Romênia, Sérvia, Ucrânia e Venezuela

  • Data: 04/04/2024 08:04
  • Alterado: 04/04/2024 08:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Exposição de arte postal homenageia o 100º aniversário do artista andreense Luiz Sacilotto

Exposição Arte Postal no Século XXI, curadora Marcia Rosenberger, novembro/2023 a janeiro/2024, Casa mbar de Cultura, Santo André-SP

Crédito:Marcia Rosenberger

Você está em:

Em 2022, a artista visual Marcia Rosenberger idealizou o projeto Arte Postal no Século XXI com o intuito de apresentar essa ação artístico-política ao público das novas gerações e reinstaurar essa prática, tendo em vista alguns desdobramentos: as convocatórias abertas, o grupo de estudos Encontros de Arte Postal, a produção de zines coletivos e eventos de lançamento, incluindo as feiras de artes gráficas. O curso promove encontros mensais online onde são abordados aspectos conceituais e práticos sobre a Arte Correio. Até o momento, as participantes já se apresentaram em mais de 100 convocatórias de exposições nacionais e internacionais.

O que é a Arte Correio?

A Arte Correio / Postal ou Mail Art é uma manifestação artística independente, que surgiu em meados dos anos 1950 e teve os seguintes precursores: Grupo Fluxus (Estados Unidos), Robert Filliou (França), entre outros. No contexto brasileiro, Paulo Bruscky foi um dos pioneiros da Arte Postal e colaborou intensamente para o seu desenvolvimento. O artista Ray Johnson (EUA) fundou a New York Correspondance Art School e a partir dessa ideia os artistas estabeleceram algumas características a serem seguidas, mas a primeira regra é não ter regras! Essa é a intenção de um verdadeiro artista postal; expressar as suas ideias sem obstáculos pelo correio, fazer uso do humor, da ironia, das proibições e os caprichos do destino, em colaboração com o carteiro que termina as peças com o seu carimbo postal.

Sobre a exposição

O artista plástico Luiz Sacilotto (1924-2003), natural de Santo André, foi um dos precursores do concretismo brasileiro a partir do final da década de 1940, tendo participado do Grupo Ruptura.  Em seu trabalho, fez uso de várias estratégias, como a oposição entre cheio e vazio, a acentuação dos contrastes entre figura e fundo e as variações tonais, antecipando investigações centrais da Op-art, como as ilusões de ótica.

Para comemorar o centenário de seu nascimento, Marcia Rosenberger lançou a chamada nas redes sociais e ao seu mailing e a resposta chegou pelos Correios! Em sua maioria são obras originais em diversas linguagens como pintura, desenho, colagem, fotografia, arte digital, vindas de 31 países como Argentina, Áustria, Canadá, Finlândia, Grécia, Japão, Polônia, Turquia, Uruguai entre outros. São mais de 170 artistas participantes com quase 300 obras. A exposição itinerante será inaugurada em abril, na Casa Âmbar de Cultura em Santo André-SP e depois seguirá para o ateliê Coletivo 308 em Guarulhos-SP, com abertura em junho deste ano.

Marcia Rosenberger é artista visual e editora do selo Loreley Books. Participou das residências artísticas A Zero (Editora Medusa/PR) e Arte @o Centro (Torres Vedras/PT); da Feira ArtsLibris En Red (Barcelona e Lisboa) e do programa Formas de la Idea (AR-BR-UY). Em 2022, idealiza o projeto Arte Postal no Século XXI, orienta o grupo de estudos Encontros de Arte Postal e organiza convocatórias. Membro do IUOMA/USA. Seus trabalhos incorporam o acervo de instituições no México, Itália, Espanha, Alemanha, Hungria, Eslováquia, entre outros. Participa de exposições, feiras de arte impressa e coordena oficinas de livro de artista.

SERVIÇO:

Exposição Itinerante de Arte Correio em homenagem ao 100º aniversário de Luiz Sacilotto

Organização e curadoria: Marcia Rosenberger

Abertura: 20 de abril de 2024

Horário: 14 Às 17 horas

Visitação: 22 de abril a 25 de maio de 2024

Horário: 14 Às 17 horas [com agendamento pelo 11 94814-4648]

Local: Casa Âmbar de Cultura

R. Pôrto Rico, 5 – Pq. das Nações Santo André – São Paulo

@casaambarcultura

Atividade gratuita destinada a todos os públicos

Compartilhar:

  • Data: 04/04/2024 08:04
  • Alterado:04/04/2024 08:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados