EUA apreendem na Espanha iate de oligarca próximo a Putin
É a primeira iniciativa do tipo para fazer valer as sanções americanas contra elites russas por causa da invasão militar na Ucrânia
- Data: 04/04/2022 10:04
- Alterado: 04/04/2022 10:04
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução Twitter
O governo dos Estados Unidos apreendeu um grande iate na Espanha que era propriedade de um oligarca com vínculos próximos com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. É a primeira iniciativa do tipo para fazer valer as sanções americanas contra elites russas por causa da invasão militar na Ucrânia.
Duas fontes confirmaram à agência o fato. Um porta-voz da Guarda Civil da Espanha informou que a polícia e o FBI estavam na área em busca de uma embarcação, mas disse que mais detalhes serão divulgados adiante. O iate está entre os ativos ligados a Viktor Vekselber, nascido na Ucrânia e que tem cidadania russa, um bilionário ligado a Putin e que comanda o conglomerado do setor de metais Renova Group, sediado em Moscou, segundo o Tesouro americano.
Todos ativos dele foram congelados e empresas americanas não podem fazer negócios com essas companhias. Vekselberg tinha vínculos longevos com os EUA, inclusive a permissão de residência (“green card”) e já teve casas em Nova York e Connecticut. Ele foi um dos questionados na investigação sobre a suposta interferência russa na eleição presidencial dos EUA de 2016.