Estação da Luz da CPTM recebe ação ‘Na Ponta da Língua’ nesta sexta-feira
O evento acontece das 12h às 13h e conta com jogos e brincadeiras sobre a língua portuguesa e a língua brasileira de sinais
- Data: 26/09/2024 08:09
- Alterado: 26/09/2024 08:09
- Autor: Redação
- Fonte: CPTM
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
Quem passar pelo saguão principal da Estação da Luz da CPTM na próxima sexta-feira (27/09) poderá se divertir e aprender com curiosidades sobre o idioma materno e Libras com a ação educativa “Na Ponta da Língua”. Em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, a atividade lúdica será realizada das 12h às 13h.
Nesta edição, o evento apresenta o tema “Librário”, convidando o público surdo e ouvinte para uma atividade com jogos educativos para conhecer e explorar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), em celebração ao seu reconhecimento como meio legal de comunicação e ao Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro.
Dia Nacional do Surdo
O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. A data é importante para divulgar a necessidade da inclusão das pessoas surdas, seja no mercado de trabalho, no convívio cotidiano, na mídia e na regulamentação de políticas públicas que beneficiem quem convive com a surdez.
A escolha do dia 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).
As 57 estações das cinco linhas da CPTM contam com a plataforma digital ICOM para atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) desde janeiro de 2024, permitindo a triangulação entre o passageiro surdo, empregado da CPTM e um intérprete de Libras por meio de videochamada, viabilizando a comunicação entre o passageiro e o colaborador.