Escultura de Sacilotto volta ao calçadão da rua Oliveira Lima
Obra ficará em jardim iluminado, localizado a cerca de 10 metros do local anterior, favorecendo a mobilidade dos moradores
- Data: 05/09/2013 19:09
- Alterado: 05/09/2013 19:09
- Autor: Robson Luiz Gisoldi
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
A Prefeitura de Santo André, em longo processo de diálogo envolvendo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos e a Pasta de Cultura, anunciou na tarde desta quinta-feira (5) que a obra Concreção 0005, do artista andreense Luiz Sacilotto – removida no mês de julho da rua Oliveira Lima, no Centro da cidade –, retornará ao calçadão. Para não prejudicar a mobilidade das pessoas que transitam no local, a obra será instalada em um jardim iluminado que será construído a cerca de 10 metros do antigo ponto de observação.
O prefeito de Santo André, Carlos Grana, destacou que “como encontramos uma solução e há espaço suficiente, achamos por bem avaliar a viabilidade. De qualquer forma, não abrimos mão do interesse em levar uma obra do Sacilotto para o Parque Celso Daniel. Estamos mantendo contato com a família e buscamos fazer um ‘Circuito Sacilotto’ na cidade, complementando as obras no Paço e Parque Central (onde já existem esculturas)”, destacou, frisando que a decisão de trazer novamente a obra ao local foi feita de forma conjunta.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, destacou detalhes do projeto. “Faremos um jardim iluminado protegendo a escultura e valorizando sua visualização. Acredito começamos a intervenção ainda em setembro”, explicou. Santo André possui três obras de grandes dimensões de Sacilotto, expoente do movimento concretista nacional que faleceu em 2003.
1ª FASE – No último dia 23, a Prefeitura entregou à população e aos comerciantes da Oliveira Lima a conclusão da primeira etapa da revitalização da tradicional rua de comércio da cidade. Diversas intervenções contemplaram melhorias na cobertura do calçadão, limpeza, pintura, a reinauguração do chafariz com nova iluminação e fechamento com vidro, bem como a instalação das primeiras lombofaixas nas ruas adjacentes, trazendo mais segurança aos pedestres que circulam pela região. Foram investidos aproximadamente R$ 900 mil nesta primeira fase de intervenções.
Na ocasião, o prefeito e o secretário de Obras percorreram a Oliveira Lima e vistoriaram todas as intervenções realizadas e que também contemplaram a recuperação da estrutura metálica da cobertura, aplicação e tratamento contra corrosão, lavagem, limpeza de todo o sistema de calhas e recuperação da iluminação do trecho do calçadão. Atendendo ainda solicitação dos comerciantes da Rua Eliza Fláquer, foi realizada poda de árvores, instalação de iluminação de piso e instalação de novo mobiliário, com substituição de bancos.
LOMBOFAIXAS – As duas primeiras lombofaixas – faixas de pedestres elevadas em relação à pista – já foram feitas no Centro da cidade. Instaladas na Rua Campos Sales (no cruzamento com a Rua Coronel Oliveira Lima) e Rua Eliza Fláquer com a Rua Álvares de Azevedo, elas têm o objetivo de trazer mais segurança ao pedestre e acessibilidade àqueles com mobilidade reduzida que circulam pela região do calçadão, além de diminuir a velocidade dos veículos em locais de grande circulação de pessoas. Até o meio do próximo ano, a Administração municipal instalará mais 15 lombofaixas.