Escolas municipais de Santo André recebem Circuito Itinerante de Mobilidade
Ação que integra o Maio Amarelo promove educação no trânsito por meio de uma minicidade com ruas, semáforos, placas e faixa de pedestres
- Data: 17/05/2023 17:05
- Alterado: 31/08/2023 17:08
- Autor: Daniel Betega
- Fonte: Secom PSA
Circuito Itinerante de Mobilidade
Crédito:Eduardo Merlino/PSA
O Circuito Itinerante de Mobilidade (Cimob) reúne, durante este mês, alunos das Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) de Santo André para participarem de uma atividade lúdica que consiste na montagem de uma cidade que reproduz a sinalização, com ruas, semáforos, placas e faixa de pedestres, dentro de um contexto de como funciona a rotina de um município.
Esta ação é parte da programação que acontece durante o Maio Amarelo e espera conscientizar os pequenos sobre a importância de manter hábitos seguros quando o assunto é trânsito. O Cimob amplia o conhecimento das crianças também em relação ao uso de bicicletas, respeitando as regras de trânsito, com o auxílio de educadores capacitados pela Gerência de Educação de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Um dos grandes diferenciais desta ação, que permite chegar uma grande quantidade de alunos da rede municipal de ensino, é o fato de o Cimob ter a possibilidade de atender diversas escolas municipais durante todo o mês de maio. A campanha deste ano do Maio Amarelo em Santo André tem o tema ‘No trânsito, escolha a vida’ e completa dez anos que é realizada na cidade.
Programação – Além da montagem do Cimob, o Maio Amarelo também está com várias ações nas ruas e avenidas. O Mister Mão, personagem que é símbolo das campanhas de conscientização, está em vários cruzamentos da cidade, e também na porta de escolas durante o mês de maio. Ele orienta pedestres durante a travessia para que a mesma ocorra de forma segura.
Outra atividade que já aconteceu neste mês foi o Projeto Pista Certa, em parceria com a Fundação Mapfre, que destacou um circuito para as crianças pedalarem de forma consciente e segura. Os alunos das Emeiefs da cidade também utilizam o Centro de Educação para a Mobilidade, localizado na Sabina – Escola Parque do Conhecimento para participar de atividades educativas, com objetivo de repassar uma mensagem de um trânsito mais seguro e responsável.
Além disso, no dia 25 de maio (quinta-feira), os 400 alunos da Emeief Professor Paulo Sinna, na Vila Tibiriçá, vão assistir a uma apresentação teatral chamada ‘Trânsito em Alto Mar’, no Teatro Conchita de Moraes.