Escola para o Consumo capacita empreendedores para festa de São João de Diadema

O objetivo é qualificar serviço dos profissionais que vão comercializar comidas e bebidas típicas nos festejos juninos

  • Data: 06/06/2023 19:06
  • Alterado: 31/08/2023 21:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Escola para o Consumo capacita empreendedores para festa de São João de Diadema

Crédito:Adriana Horvath/PMD

Você está em:

Há 28 anos a moradora de Diadema Eliana Maria da Silva Militão, mais conhecida como Baianinha, transforma a cultura nordestina em acarajé. Ela é um dos 60 empreendedores da cidade que comercializarão comidas e bebidas típicas no São João de Diadema 2023 e que participaram, nesta terça-feira (06/06), da primeira turma do Curso de Direitos Básicos do Consumidor, promovido pela Escola Municipal de Educação para o Consumo de Diadema, da Secretaria de Assuntos Jurídicos.

A capacitação é parte do processo de formação desses profissionais, que integram cooperativas incubadas na Casa da Economia Solidária, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET). “A cidade está voltando a ser feliz com a realização desses eventos. O curso é importante não só para os empreendedores, mas também para termos conhecimento dos nossos direitos e deveres enquanto consumidores”, afirma Baianinha, que vai comercializar, além do acarajé, caldos e bebidas típicas.

Cada encontro tem duração de duas horas e aborda noções básicas de direito do consumidor; proteção à saúde, segurança e informação; publicidade; prazos para reclamação; cobranças, entre outros temas.

“A ideia é apresentar os conteúdos de forma dinâmica, com troca de experiências entre os participantes. Embora seja uma formação dos empreendedores, todos são consumidores em outros momentos da vida. A nossa primeira aula foi um sucesso! Nós, da equipe da Escola Municipal de Educação para o Consumo, nos sentimos honrados com uma turma tão dedicada e interessada”, avaliou a coordenadora da escola e responsável pelo módulo “Direitos Básicos do Consumidor”, Rosana Coelho.

Até 15 de junho, os 60 participantes serão divididos em quatro grupos.

Crescimento

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Patty Ferreira, falou sobre a festa de São João de Diadema. “Eventos culturais como esse movimentam a cidade economicamente e socialmente. Conforme o negócio do empreendedor vai crescendo, ele começa a comprar mais materiais e produtos. Estimulamos que essa compra seja feita na região, o que fortalece o comercio do entorno. Todos vão crescendo juntos e se reestruturando”, explica.

O São João de Diadema 2023 ocorre entre 23 de junho e 02 de julho. Mais informações sobre a festa em https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-se-prepara-para-mais-uma-festa-de-sao-joao/.

A aula inaugural da Escola contou com a presença da assistente da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Adriana Leme, que representou a responsável pela pasta, Débora Baptista; da diretora do Procon Diadema, Eliete Menezes; da assistente Andréia Margaret Ferreira de Oliveira Silva; do diretor de Política de Trabalho e Economia Solidária, Marcelo Lucas Pereira; e outros representantes das secretarias envolvidas.

Escola

Inaugurada em março deste ano, a Escola Municipal de Educação para o Consumo de Diadema objetiva estimular a educação para o consumo como forma de contribuir com o equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores, a conscientização de direitos e a necessidade de preservação dos recursos naturais do planeta.

Serviço:

Procon Diadema / Escola Municipal de Educação para o Consumo

Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.

Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.

Email: [email protected]

Compartilhar:
1
Crédito:Adriana Horvath/PMD
1
Crédito:Adriana Horvath/PMD
1
Crédito:Adriana Horvath/PMD
1
Crédito:Adriana Horvath/PMD

  • Data: 06/06/2023 07:06
  • Alterado:31/08/2023 21:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados