Escola estadual de Mauá fala sobre feminicídio e violência contra mulheres
Projeto “Cordel por Elas” está em sua segunda edição
- Data: 10/03/2023 16:03
- Alterado: 10/03/2023 16:03
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Imagem Ilustrativa
Crédito:Reprodução/Educação SP
Mais que uma celebração, o Dia Internacional da Mulher é uma data para trazer atenção para as desigualdades ocasionadas por conta do gênero. Em Mauá, na Escola Estadual Visconde de Mauá, estudantes e professores encontraram na literatura de cordel uma forma de debater sobre feminicídio e violência contra mulheres.
“A grandeza do Cordel Por Elas está na forma simples e criativa de multiplicar informações que ajudam na construção de uma sociedade com maior equidade, que construa uma cultura de paz, que compreenda e combata todas as formas de violência contra as mulheres, e que saiba como acolher as mulheres vítimas de agressão”, explica o professor André Sapanos, idealizador da atividade.
Este é o segundo ano da atividade interdisciplinar que envolve estudantes dos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os alunos são incentivados a pesquisarem sobre os temas e escreverem um cordel. O resultado foi apresentado no dia 8 para toda a comunidade escolar. O evento também contou com a participação da Coordenadora da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da cidade de Mauá, Vilma Maria dos Santos e da advogada e rapper, Jacque Cipriany.
“O Cordel Por Elas teve e tem como importância levar a informação sobre os tipos de violência para toda comunidade escolar. Até mesmo pais e responsáveis podem estar passando por alguma violência sem saber”, avalia a estudante Kethilyn de Moura.