‘Escola de Esportes’ fornece talentos para equipes de Diadema
Metade dos atletas da equipe masculina sub-17 de vôlei, que joga sábado, veio do programa de iniciação esportiva do município
- Data: 12/05/2023 16:05
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Escola de Esportes
Crédito:Angie Shiguihara
A Prefeitura de Diadema atua fortemente para valorizar talentos esportivos municipais. Prova disso é a equipe masculina de vôlei sub-17 da cidade, que joga neste sábado (13/5), às 14h, contra o Sesi em partida válida pela fase classificatória do Campeonato Paulista. Metade dos atletas que compõem a equipe, chamada AD ABCD/Diadema, despontou para o esporte a partir do ingresso na Escola de Esportes, programa de iniciação esportiva da Secretaria de Esporte e Lazer.
A informação é de Cristina Emy Shintani, supervisora das equipes masculinas de vôlei de Diadema e técnica do time sub-17. Segundo ela, que é técnica de vôlei na cidade desde 1998, é preciso apostar nos talentos do município. “Estamos voltando a ter uma equipe de competição com atletas vindos do programa Escola de Esportes, ao contrário do que aconteceu nos últimos anos. Esta partida de sábado, aliás, será o primeiro jogo profissional da grande maioria dos jogadores.”
A treinadora cita dois exemplos de talentos da cidade que podem fazer diferença no Campeonato Paulista e em outras competições: os gêmeos idênticos Kaique e Isaac Costa, que também passaram pela Escola de Esporte.
“Vários dos atletas da equipe são residentes aqui em Diadema. Todos estão muito empolgados para usar a camisa da cidade, até porque tem essa identidade com a população daqui. É um grupo de bastante potencial!”, completa, animada.
A Escola de Esportes oferece aulas de iniciação esportiva para os públicos adulto, adolescente, jovem e infantil em basquete, handebol, vôlei, futsal, futebol, natação e ginástica artística. Cerca de 1,2 mil pessoas são beneficiadas em todas as regiões da cidade. O programa também prevê passeios culturais e de lazer assim como a participação em festivais, campeonatos e confraternizações.
A secretária de Esporte e Lazer de Diadema, Luciana Avelino, afirma que equipes de competição da cidade de outros esportes também têm aproveitando talentos descobertos na Escola de Esportes. “Dessa maneira, além de promovermos o esporte e a saúde entre nossa juventude, garantimos que as equipes de competição do município sejam constantemente abastecidas com talentos que podem, quem sabe, alçar voos ainda maiores”, afirma Luciana.
Tradição – Cristina explica que o jogo de sábado contra o Sesi será um grande desafio para a jovem equipe de Diadema. “O Sesi tem tradição no vôlei masculino, mas esse ano eles vêm com essa novidade de ter uma equipe na categoria sub-17. É uma equipe jovem, formada também neste ano, mas uma das favoritas para a competição.”
Daí a importância, segundo a treinadora, da torcida de Diadema estar presente ao Ginásio Poliesportivo Ayrton Senna (Rua Oriente Monti, 115 – Centro), onde ocorrerá o jogo, para incentivar os meninos do vôlei. A entrada é gratuita.