Equipe do Semasa participa de treinamento sobre serpentes
Palestra abordou sobre cuidados no manejo dos animais e ofereceu informações para prevenção de acidentes
- Data: 09/02/2022 15:02
- Alterado: 17/08/2023 09:08
- Autor: Paloma Alvarez Alonso
- Fonte: Semasa
Equipe do Departamento de Gestão Ambiental do Semasa participa de treinamento sobre serpentes
Crédito:Divulgação/Semasa
Os funcionários e colaboradores das equipes de gestão do Parque Natural do Pedroso, Fiscalização e Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) participaram de um treinamento sobre serpentes. A formação integra uma agenda de ações voltadas ao aprimoramento dos servidores, em especial para aqueles que atuam diariamente no parque.
O curso, ministrado pelo biólogo Fabiano Morezi de Andrade, do Instituto Butantan, abordou informações sobre as diferentes espécies de cobras, curiosidades sobre as questões biológicas, os cuidados no manejo destes animais e os procedimentos em caso de incidentes.
Por estar localizado em área de proteção e recuperação dos mananciais, inserido dentro de um maciço de vegetação remanescente de Mata Atlântica e se tratar de uma Unidade de Conservação, o Parque Natural do Pedroso é habitat de algumas espécies de serpentes que, eventualmente, podem circular pela área de visitantes, como a cobra-cipó e a jararaca – esta última é uma espécie peçonhenta. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70% dos acidentes envolvendo cobras são causados por jararacas.
Com a formação, os colaboradores estão mais preparados para tratar de casos envolvendo estes animais e também para orientar os frequentadores do Parque. Matar animais silvestres é um crime previsto em lei; caso uma serpente seja avistada, a indicação é que o frequentador não tente nenhum tipo de manejo e avise um funcionário do Parque imediatamente.