Equatorianos conhecem políticas públicas da área alimentar de Diadema

A cidade desenvolve projetos de combate à fome e consciência alimentar e nutricional desde os Anos 90 e se tornou uma referência

  • Data: 23/05/2023 08:05
  • Alterado: 31/08/2023 20:08
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD
Equatorianos conhecem políticas públicas da área alimentar de Diadema

Horta Comunitária

Crédito:Mauro Pedroso

Você está em:

Um grupo de equatorianos, formado por ativistas sociais da Província de Sucumbíos, estiveram, hoje (22/5), em Diadema, para conhecer como funcionam as políticas públicas que o Município realiza na área da alimentação.

Os visitantes foram recebidos pelo secretário da Segurança Alimentar, Gel Antônio, e o encontro começou por volta das 9h, no Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema (CRESAND). No local, Gel Antônio falou sobre os cursos, palestras e seminários realizados pelo Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND), com o objetivo de levar consciência alimentar e nutricional aos moradores de Diadema e formação.

O secretário municipal explicou sobre outras políticas públicas realizadas na cidade, entre elas as que visam combater a fome e a promoção de renda. Com esses propósitos estão os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura, via o Banco Municipal de Alimentos, que distribui comida para mais de 15 mil munícipes em situação de vulnerabilidade social; a Campanha Sua Fome me Incomoda, que ajuda mitigar a carência alimentar mais urgente; e os cursos promovido pelo Projeto Cozinha Criativa.

Outros dois programas também foram abordados pelo secretário durante a visita: a Agricultura Urbana, que envolve a participação de mais de 400 moradores, no cultivo de 28 hortas comunitárias, e Restaurante Popular que oferece comida balanceada e de qualidade ao preço de R$ 1,00 por refeição. A Prefeitura coloca em funcionamento duas unidades de restaurantes, o Campanário e Serraria, e realiza estudos para que uma outra seja implantada, até o final do ano, na região leste da cidade.

“É muito significativa essa visita, porque, contar a nossa experiência para outras pessoas, vai de encontro com o nosso trabalho que é de troca de experiências e também de conscientização sobre o direito humano a alimentação. Diadema começou implantar essas políticas públicas na década de 90 e, com o passar dos anos, com a estrutura construída, o município se tornou uma das referências na área da segurança alimentar”, afirmou Gel.

Depois do CRESAND, o grupo seguiu para a Horta Comunitária Oito de Dezembro, na Vila Mulford, e conversou com agricultores urbanos, e em seguida conheceu o Restaurante Popular do Campanário onde almoçaram.

A Província de Sucumbíos fica na região amazônica do Equador, zona petroleira que tem história em mobilização popular. Em 2019, com os protestos contra a alta dos preços dos combustíveis que aconteceu no país, nasceu a Vigília Permanente de Sucumbíos, da qual fazem parte os integrantes Ángel Guapulema, Carmita Torres, Enrique de la Cruz, Roberto Pachacama e Hernan Yunga que estiveram em Diadema. Também acompanhou o grupo na visita, a professora de espanhol Silvana Gomes que dar aulas no Centro de Formação Carlos Kopcak.

Compartilhar:
1
Crédito:Mauro Pedroso
1
Crédito:Mauro Pedroso Horta Comunitária










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados