Enel disponibiliza simulador de gasto de energia
Ferramenta ajuda a entender os gastos de cada eletrodoméstico e oferece dicas para reduzir o consumo
- Data: 23/01/2025 12:01
- Alterado: 23/01/2025 12:01
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Enel Distribuição
Crédito:Divulgação
Férias, garotada em casa. Para estimar os gastos com consumo de energia e não ter surpresas com a conta de luz, a Enel Distribuição São Paulo disponibiliza um simulador online. Com acesso gratuito pelo site (Link), o cliente pode sinalizar quais eletrodomésticos têm em cada cômodo, tempo de uso e entender o quanto impactam no valor da conta. Com essas informações, somado às dicas de economia de energia que a distribuidora preparou, é possível controlar ou reduzir o consumo e fechar o mês sem sustos.
O simulador possui um menu com oito ambientes: sala, quarto, cozinha, banheiro, escritório, lavanderia, garagem e área externa. Cada cômodo traz uma lista de aparelhos que dependem de energia elétrica para funcionar, além da opção ‘adicionar aparelho inexistente’, para que o consumidor possa personalizar ao máximo a simulação. Basta, então, selecionar o ambiente e os eletrodomésticos que o cliente tem em sua casa naquele local, agregando ainda o total de minutos ou horas em que cada aparelho costuma ficar em uso por dia. A ferramenta faz o cálculo na hora, dando o consumo em kWh e o valor em R$. A navegação é rápida e intuitiva.
No banheiro, por exemplo, é possível selecionar a quantidade de lâmpadas, voltagem, chuveiro, potência, se o consumidor faz uso de secador de cabelo, chapinha, barbeador, umidificador de ar, entre outros. Além do total do consumo desse cômodo, o simulador traz o gasto por eletrodoméstico. Isso ajuda a identificar quais aparelhos realmente estão pesando na conta e a adotar novos hábitos que podem fazer a diferença no bolso.
Dicas de economia cômodo e cômodo
No banheiro
- Chuveiro: Opte por banhos mais rápidos e utilize a temperatura morna ou verão, isso pode ajudar a economizar cerca de 30% na conta de luz. Se possível, programe o banho para as horas mais quentes do dia. Um banho de 15 minutos consome energia equivalente a mais de 400 lâmpadas LED acesas por uma hora, o que pode representar um aumento significativo na conta de luz. Além disso, o consumo excessivo de energia contribui para a emissão de gases do efeito estufa.
No quarto
- Ar condicionado: Evite usá-lo por períodos longos e opte por modelos inverter, mais eficientes e econômicos.
Na sala
- TVs: Evite deixar a TV ligada sem ninguém assistindo e programe o timer para desligamento automático.
No escritório
- Computadores: desligue-o completamente após 2 horas de inatividade e o monitor após 15 minutos. Essas práticas simples contribuem significativamente para a redução do consumo de energia.
Na lavanderia
- Máquina de Lavar e Secadora: Utilize sua máquina de lavar com a capacidade máxima e evite a função de água quente. Quanto à secadora, use-a apenas quando necessário e sempre com a capacidade máxima.
Na cozinha
- Geladeira: Mantenha a borracha de vedação em bom estado e evite abrir a porta com frequência. Nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar roupas ou sapatos, pois isso pode danificar o equipamento e aumentar o consumo de energia.
Para a casa toda
- Iluminação: Trocar lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED, pois consomem até 80% menos energia, são mais eficientes e aquecem menos o ambiente.
Economizar energia não é apenas uma questão financeira. Ao reduzir o consumo, os clientes contribuem para a preservação do meio ambiente, diminuindo a emissão de gases do efeito estufa e garantindo um futuro mais sustentável para as próximas gerações.
Segurança em primeiro lugar
A Enel Distribuição São Paulo também alerta para a importância da segurança elétrica, principalmente durante as férias de verão.
- Ao viajar, desligue os aparelhos eletrônicos das tomadas, esses aparelhos podem entrar em curto e causar incêndio caso haja alguma alteração na rede elétrica provocada, por exemplo, por raios.
- A segurança das crianças deve ser prioridade. Na hora de brincar, evite que se aproximem da rede elétrica, como postes e fios.
- Dentro de casa ou em espaços fechados como garagens e playgrounds, mantenha fios e extensões fora do alcance delas e cubra as tomadas inativas com protetores.
- Verifique regularmente as instalações elétricas, substituindo fios danificados ou emendados.
- Não permita que as crianças subam em árvores próximas à fiação.
- É importante orientar as crianças a não inserir objetos em tomadas ou brincar com equipamentos elétricos, evitando riscos de choques ou queimaduras.