Empresário do Grande ABC lança cerveja para chamar atenção para alta carga tributária

Cerveja Impostômetro também tem viés social e terá verba arrecadada destinada a projeto social de formação profissional de jovens em Santo André

  • Data: 01/04/2022 17:04
  • Alterado: 17/08/2023 06:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Empresário do Grande ABC lança cerveja para chamar atenção para alta carga tributária

Empresário do Grande ABC lança cerveja para chamar atenção para alta carga tributária no país

Crédito:Ari Paleta/Divulgação

Você está em:

A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida do Brasil, segundo dados da Euromonitor de 2018. O que muitos cervejeiros não sabem é que quando compra uma garrafa ou lata, boa parte deste dinheiro é retido pelo governo em impostos. Pensando em alertar para esta alta carga tributária da “breja”, o empresário e advogado do Grande ABC Paulo Proieti está lançando a “Impostômetro”, cerveja artesanal que traz em seu rótulo informações sobre tema.

Segundo o Sindcerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), o impacto atual dos tributos no preço final da cerveja chega a 56%. No caso das artesanais, estima-se que, em alguns estados, a carga tributária da produção ultrapasse 60% do valor de venda. Entre os principais impostos da bebida, estão ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), PIS (Programas de Integração Social), Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados.

Assim como grande parte dos brasileiros sou fã de cerveja, principalmente as artesanais. Já visitei várias pequenas e médias as cervejarias e uma queixa frequente de quem produz é a alta quantidade de impostos. E isso acaba afetando o consumidor, que paga um preço caro no produto final. A Impostômetro vem ao encontro disso, mostrar que o Estado toma boa parte de cada gole que a gente toma”, afirmou Paulo Proieti, idealizador deste projeto.

Para a ação, o empresário e advogado encomendou, em um primeiro lote, a produção de 200 kits, que contém uma garrafa da Impostômetro, uma APA (American Pale Ale) alaranjada, e um copo com uma régua que mostra quanto “você bebe” e a quantia que vai para o governo.

A proposta deste projeto é que quem adquirir o kit tire uma foto e poste em suas redes sociais para que outros cervejeiros também tenham ciência desta carga tributária pesada no nosso néctar sagrado. Se tivéssemos uma Reforma Tributária, talvez o produto seria mais barato aqui no nosso país. Além disso, temos um outro viés social também.”, comenta o empresário.

Todo valor arrecado com a venda dos kits será direcionada para um projeto social de Santo André que prepara e encaminha jovens de baixa renda para o mercado de trabalho.

“Acredito que, além do que queremos comunicar, esta é uma boa proposta: colaborar com uma ação que oferece curso técnico gratuito para quem está querendo o primeiro emprego”, completa Proieti.

Quem se interessar pela ideia, pode adquirir kit da Impostômetro por conta com Paulo Proieti pelas redes sociais (Facebook e Instagram) ou pelo WhatsApp 11 93244 7829.

Quem é Paulo Proieti

Paulo Proieti tem 39 anos e é o fundador de uma empresa de manutenção, venda e locação de empilhadeiras de Santo André, que tem quase uma década de atuação no setor. Atualmente, administra também outras duas companhias do mesmo setor. Formado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo, atua paralelamente como advogado em processos civis e trabalhistas.

Compartilhar:

  • Data: 01/04/2022 05:04
  • Alterado:17/08/2023 06:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados