Empreendedorismo no ramo de decoração de festas _x000D_
Profissional de eventos relata como teve que se reinventar na pandemia
- Data: 31/03/2022 10:03
- Alterado: 17/08/2023 06:08
- Autor: Larissa Rodrigues
- Fonte: ABCdoABC
Decoração
Crédito:Arquivo pessoal
O Brasil tem 43 milhões de empreendedores, dos quais 14 milhões já têm um negócio próprio estabelecido há, pelo menos, três anos e meio, e esses números têm tendência a crescerem, de acordo com relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) do Sebrae. Ter o seu próprio negócio é desafiador e cheio de obstáculos, mas, com a chegada da pandemia da Covid-19, trabalhadores tiveram que se adaptarem. O setor de eventos e turismo segue como um dos mais afetados pelas perdas econômicas provocadas pela quarentena e medidas de isolamento social.
Entre adiamento, cancelamento de festas, celebrações, casamentos, aniversários, a Elaine Vitória Silva Felix, moradora de Ribeirão Pires – SP resolveu arriscar no ramo de eventos. Proprietária da Elaine Decor, se aventurou e criou a sua própria marca. “Sempre quis ter meu próprio negócio, então agarrei a primeira oportunidade que apareceu. Trabalhava em loja de festas, fui sócia e depois decidir arriscar sozinha”, explica a empreendedora.
A vida de um empreendedor não é nada fácil, diferente da vida de funcionário, os rumos do negócio estão apenas nas suas mãos. É necessário ter coragem para empreender, não importa o tipo do negócio. A profissional conta como se dedica ao trabalho. “A maior dificuldade é não satisfazer o cliente. Busco sempre inspirações em redes sociais e atender todas as ideias e expectativas deles”, disse Elaine.
Um grande desafio que os empreendedores enfrentam no começo da empresa é ter de abandonar o mundo das ideias e paixões e adaptar as atividades do negócio às necessidades de mercado.”Recebo fotos, sugestões e monto o mais próximo possível do jeito do cliente, com jeitinho, às vezes, consigo incrementar com minhas propostas”, explica.
O segredo para aprender a administrar uma pequena empresa é enfrentar todos os empecilhos, acreditar e planejar. “Tenho plano de montar a minha loja e trazer inovações para os meus clientes”, finaliza a decoradora.