Emoção e alegria marcam festa pelos 27 anos da Fundação Florestan Fernandes
Autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema oferece cerca de 40 cursos profissionalizantes diferentes; desde 2021, já foram formadas mais de 17 mil pessoas
- Data: 27/10/2023 19:10
- Alterado: 27/10/2023 19:10
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: PMD
Celebração dos 27 anos da Fundação Florestan Fernandes
Crédito:Dino Santos/PMD
A noite de quinta-feira (26/10) foi de festa e emoção no auditório da Fundação Florestan Fernandes, durante a celebração dos 27 anos da instituição. Autarquia vinculada a Prefeitura de Diadema, a Florestan oferece, gratuitamente, formação profissional em cerca de 40 cursos e em diversas áreas: Administração e Gestão, Serviços, Tecnologia da Informação, Beleza, Gastronomia, Juventude, entre outras. Apenas entre 2021 a 2023, a instituição formou mais de 17 mil pessoas.
Maria Edneide, ex-aluna e atualmente professora de Quick Massage na instituição, relatou sua trajetória durante o evento. “Em 2018 eu estava fora do mercado de trabalho e não sabia como voltar, por ter ficado um longo período sem trabalhar. E aí decidi estudar.” Segundo ela, depois de se inscrever em um dos cursos de Florestan, e fazendo faculdade ao mesmo tempo, ela conseguiu arrumar emprego em um pequeno centro estético. Após fazer outros cursos na instituição, como de terapias naturais, as coisas foram evoluindo: ela virou primeiro sócia de um centro estético e, agora, dona de seu próprio estabelecimento.
“No início desse ano fui convidada pela Florestan Fernandes a vir fazer parte também do grupo de professores e dar aula. E digo para vocês, foi uma experiência maravilhosa. Fui muito bem acolhida quando aluna e fiquei deslumbrada em estar de volta”, conclui.
Aluna do curso de designer de sobrancelhas na instituição, Aline Ferreira Santos, que montou o próprio negócio depois de trabalhar durante mais de quatro anos em uma empresa, afirma que foi apresentada à Florestan por uma cliente. “Ela falou que iria abrir inscrições. Eu vim e fiz o curso de depilação. Aquilo não foi só um curso para eu me especializar: além do conhecimento eu ganhei uma família, que me acolhe, que tira minhas dúvidas, que estão sempre dispostas a me ajudar. E não pretendo parar por aqui. Tenho muitos sonhos e acredito que vou chegar aonde eu quero. Se você acredita em você, vá em frente que vai conseguir. E a Florestan Fernandes está aqui para isso: para nos ajudar a chegar aonde a gente quer chegar.”
Luiz Marinho, ministro do Trabalho, enviou um vídeo para a cerimônia e também fez questão de falar sobre a importância da autarquia para a cidade e região. “O mundo do trabalho está cada vez mais exigente e conhecimento é a chave para você competir. Se todos os municípios tivessem uma fundação para cumprir o papel que a Florestan Fernandes cumpre em Diadema, seguramente o Brasil estaria melhor preparado para os desafios do mercado de trabalho”, afirma.
Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, diretor-presidente da instituição, falou um pouco sobre o processo de criação do prédio-sede da Florestan. “Todas as grandes obras da cidade de Diadema tiveram a mão Filippi. O terreno dessa escola, a Florestan Fernandes, era um barranco onde o povo jogava lixo. E o prefeito uma vez, ao ser questionado por moradores, respondeu para a comunidade: eu vou fazer nesse local uma escola. E ele fez essa escola.”
Ainda de acordo com Maninho, uma medida recente que tem democratizado o acesso aos cursos da Florestan foi ter acabado com a prova admissional. “Era uma prova muito difícil, a maioria dos trabalhadores não conseguia passar. Mas sempre considerei que prova não qualifica ninguém, isso é uma ilusão. Decidi acabar com a prova e deu muito certo”, afirma.
José de Filippi Jr. também enviou uma mensagem por vídeo aos presentes pelo aniversário da autarquia. “Quero dar meus parabéns para a Fundação Florestan Fernandes, seus funcionários e principalmente aos alunos. O nosso governo tem um lema: investir em gente é o que faz a diferença e a Fundação, ao longo desses 27 anos, vem investindo em você, em gente, para que você possa ter uma formação profissional, sem nunca abandonar o mundo da educação. A Florestan é isso: um encontro muito necessário e saudável do mundo do trabalho com o da educação”, afirma.
Também estiveram presentes à festa, entre outras autoridades, a vice-prefeita de Diadema, Paty Ferreira, o presidente da câmara de vereadores, Orlando Vitoriano, e o deputado federal Alfredinho.