Emeb Rachel de Queiroz dá posse aos novos representantes do Conselho e Grêmio Curumim

Estudantes do ensino fundamental e da EJA foram eleitos pelos colegas de turma para o mandato de 2023; colegiados consolidam participação democrática dos estudantes na política educacional

  • Data: 31/03/2023 15:03
  • Alterado: 31/03/2023 15:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Emeb Rachel de Queiroz dá posse aos novos representantes do Conselho e Grêmio Curumim

Crédito:Dino Santos

Você está em:

A Emeb Rachel de Queiroz, no Campanário, em Diadema, deu posse na manhã desta sexta-feira (31) para os novos representantes do Conselho e do Grêmio Curumim. Estudantes do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) assumiram para o mandato de 2023 com a responsabilidade de representar os colegas de classe e discutir melhorias para a escola.

Os Conselhos (para estudantes desde a educação infantil até o 2º ano do ensino fundamental) e os Grêmios (para estudantes dos 4º e 5º ano e EJA) Curumim são garantidos por lei municipal, sancionada em julho de 2022 pelo prefeito José de Filippi Júnior, e atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que prevê que os sistemas de ensino devem definir as normas de gestão democrática do ensino público nas redes de educação básica. Na Emeb Rachel de Queiroz, os colegiados reúnem 28 estudantes.

A secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, destacou durante o evento de posse que os Conselhos e Grêmios Curumim são um lugar de liberdade de pensamento, fala e decisões. “A escola é esse lugar e o futuro se faz hoje. A gente tem que incentivar as pessoas desde a infância ao protagonismo, ao amor e afeto ao próximo, ao respeito pelo outro”, pontuou.

A prefeita em exercício de Diadema, Patty Ferreira, lembrou que no ano passado esteve na escola para conversar com os estudantes, encontro que foi pedido pelo Conselho. “Foi um momento muito importante em que pudemos conversar e as crianças conversaram, fizeram perguntas, apresentaram demandas”, relembrou. “Tenho muito orgulho de fazer parte da equipe que está transformando a educação em Diadema”, completou.

Para a vice-diretora da escola Priscilla Pinzetta a existência do Conselho e do Grêmio Curumim colabora para que os estudantes sejam mais conscientes de seus direitos e deveres, aprendam a se posicionar e a defender suas ideias. “No ano passado eles pediram o parque e foram atendidos, eles pediram feijoada na refeição e não só foram atendidos como entrou para o cardápio da rede. Então eles veem na prática o efeito dessa atuação”, pontuou.

Os estudantes apresentaram cartazes com as reivindicações para a construção da “escola dos sonhos”, entre elas, uma piscina de bolinhas, uma quadra de futebol, estrogonofe no cardápio e maior variedade de frutas. “Vocês vão ver que alguns sonhos são mais difíceis de realizar, outros são mais fáceis, mas o importante é a gente não parar de sonhar”, destacou a prefeita em exercício Patty Ferreira. Todas as escolas da rede já realizaram as eleições para escolha dos Conselhos e Grêmios Curumim.

Compartilhar:

  • Data: 31/03/2023 03:03
  • Alterado:31/03/2023 15:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados