Embratur marca presença na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Agência aposta na integração entre audiovisual, turismo e economia criativa com curtas do edital Brasil com S e divulgação das belezas culturais do Brasil
- Data: 30/01/2025 12:01
- Alterado: 30/01/2025 12:01
- Autor: Redação
- Fonte: Embratur
No sábado (1º), Embratur apresentará quatro curtas-metragens selecionados no edital Brasil com S durante a Mostra Especial Cine EmbraturLAB
Crédito:Leo Fontes/Universo Produção/Mostra Tiradentes
Reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da economia criativa, do turismo e do audiovisual brasileiro, a Embratur marca presença na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, no interior de Minas Gerais. O evento, um dos mais importantes no calendário audiovisual do país, reúne produtores, realizadores, atores e entusiastas do cinema, oferecendo uma plataforma para exibição, debate e valorização de produções nacionais e internacionais.
Tema e Programação
Com o tema “Que cinema é esse?”, a Mostra, que começou no dia 24 de janeiro e segue até 1º de fevereiro, homenageia a atriz Bruna Linzmeyer e exibirá 140 filmes – entre longas, curtas e médias-metragens – divididos em 61 sessões, com representantes de 21 estados brasileiros.
Dentro deste cenário, a Embratur destaca-se com iniciativas que conectam cinema, economia criativa e o turismo, consolidando o audiovisual como uma ferramenta para promover a imagem do Brasil no cenário global.
Brasil com S
Um dos destaques da programação é a Mostra Especial Cine EmbraturLAB, que ocorre no sábado (1º), apresentando quatro curtas-metragens selecionados pelo edital Brasil com S, primeira edição. Esses filmes, que serão exibidos em uma tenda em praça pública, foram escolhidos por sua capacidade de promover destinos turísticos e histórias brasileiras, destacando a diversidade cultural, natural e humana do país.
Antes de cada exibição, os diretores e elenco serão convidados ao palco para apresentar suas obras e compartilhar suas experiências no projeto. Entre os curtas exibidos estão:
- “Carimbó da Amazônia” (Documentário) – Um mergulho nas tradições do carimbó e nas paisagens de Alter do Chão, no Pará. Participantes: o diretor Maxwell e o Mestre Chico Malta, protagonista do filme.
- “Entre Sinais e Mares” (Ficção) – Uma história de amor na Ilha do Mel, em Maringá (PR), abordando inclusão e diversidade LGBTQIAP+. Os atores que integram o curta são surdos. Participantes: o diretor João Gabriel Kowalski, o ator Leo Castilho e membros do elenco, com tradução em Libras.
- “Huni Kuï: O Povo Verdadeiro” – Obra traz um retrato do turismo etnográfico e da cultura indígena Huni Kuï, no Acre. O estado é habitado por 15 etnias e outras três não contatadas – os chamados “índios isolados”. A diversidade étnica está distribuída entre 11 municípios, onde estão localizadas 34 Terras Indígenas. Participantes: os diretores Tatiana e Gabriel Sager e o roteirista Carlos Hammes.
- “Caminhos do Peabiru” – O curta ressignifica e redescobre a história da estrada transcontinental mais importante da América do Sul antes da chegada dos europeus. Participantes: o diretor Juliano de Paula, a produtora executiva Desirre Portela e a turismóloga Tatiana Perim.
Com um investimento de R$ 300 mil no total, sendo R$ 60 mil para cada produção, a primeira edição deste edital recebeu 412 inscrições de todo o Brasil.
Segunda edição
Durante a Mostra, a Embratur também anuncia a segunda edição do edital Brasil com S. Com um investimento de R$ 100 mil por curta, o programa apoiará a produção de quatro curtas-metragens inéditos focados no bioma Amazônia.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, pontuou que “essa iniciativa reforça o compromisso da Agência em promover a internacionalização do audiovisual brasileiro, estimulando produções que dialoguem com o turismo e a valorização das belezas naturais e culturais do país”.
Freixo reforça ainda a importância do audiovisual como ferramenta de transformação. “Sabemos do poder transformador do cinema para a promoção do Brasil no cenário internacional. Ao investir no audiovisual, fomentamos o turismo, impulsionamos economias locais e projetamos nossa cultura para o mundo”, afirma.
Com inscrições de 1º de fevereiro a 7 de março, o edital está alinhado aos esforços da agência na COP 30, que ocorrerá em Belém (PA) em novembro e integra as iniciativas para promover a Amazônia como destino sustentável.
As produções deverão destacar aspectos como a diversidade urbana e natural, sustentabilidade, tradições culturais, gastronomia, música, artesanato, pessoas e paisagens singulares da Amazônia. Os selecionados terão até outubro para a entrega do curta finalizado.
Film Commission Nacional
Além de fomentar a criação artística, a Embratur trabalha ativamente na construção de políticas públicas para o fortalecimento do setor audiovisual. A instituição tem liderado esforços junto ao Governo Federal para viabilizar uma Film Commission Nacional, fundamental para atrair produções internacionais, fortalecer a presença dos filmes brasileiros em mercados mundiais e consolidar o Brasil como destino film friendly.
A Film Commission trata-se de uma organização criada com o objetivo de estimular o turismo, auxiliar as equipes com informações e suportes práticos e atrair produções para gerar movimentação econômica, criando empregos e oportunidades para profissionais e empresas locais. Ela também contribui para fortalecer a sinergia entre trade turístico e o setor audiovisual, aumentando o interesse estrangeiro em conhecer, por exemplo, cenários e paisagens.
Marcelo Freixo destacou a importância de se criar uma film commission nacional. “Das dez maiores economias do mundo, o Brasil é o único que não tem film commission nacional. Essa é uma missão que eu abracei para resolver nesse governo. A gente tem que ter um projeto de país na produção audiovisual, com políticas de incentivo bem estabelecidas”, argumentou o presidente da Agência.
Com estudos que apontam que cerca de 100 milhões de turistas planejam suas viagens influenciados por filmes e séries, o vínculo entre audiovisual e turismo se consolida como uma das principais tendências globais. A Embratur aposta nesse potencial ao unir estratégias de promoção turística a conteúdos audiovisuais.