Em Ribeirão Pires, Semana Nacional de Trânsito leva conscientização à população
A campanha deste ano tem como tema “No Trânsito, o sentido é a vida”
- Data: 24/09/2019 10:09
- Alterado: 24/09/2019 10:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:PMETRP
Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, intensifica atividades de conscientização para a prevenção de acidentes.
No último sábado, dia 21 de setembro, aconteceu na Praça Central da Vila do Doce ação conjunta entre Prefeitura e o Detran. Na atividade, que contou com exposição de carro batido e a presença dos personagens da campanha “Foca no Trânsito” e o Mister Mão, os agentes distribuíram materiais educativos.
Até essa quarta-feira, dia 25 de setembro, na Praça Central, o veículo batido segue exposto com objetivo estimular reflexão dos moradores sobre a importância de um comportamento responsável, visando um trânsito mais seguro.
Nos dias 24 e 25 e 26 de setembro, os alunos da Escola Municipal Fiorindo Roncon, do bairro Roncon e da Escola Municipal Irmã Maria Bernadete Bandeira de Seixas, do bairro Quarta Divisão, participarão do projeto “Brincando de Trânsito”, que aborda, de forma lúdica, a introdução aos conceitos de mobilidade urbana. Os alunos brincam e aprendem em um minicircuito de trânsito com bicicletas.
Os alunos da E.M. Fiorindo Roncon participaram na última sexta-feira, dia 20 de setembro, do projeto “Transporte e Cidadania”. A atividade leva os estudantes da rede municipal de ensino à sede da concessionária das linhas de ônibus municipais da cidade, a Rigras. Nesta ação, as crianças conhecem o funcionamento do ônibus, o sistema municipal de transporte coletivo e a empresa, de modo geral.
As atividades nas unidades escolares começaram no início de setembro, com alunos de idade entre 4 e 10 anos. Os projetos têm como objetivo transformar as crianças em multiplicadoras de conhecimento e, com isso, atingir toda a família.
Segundo o secretário da pasta, José Adão Alves, as ações realizadas no município, como a Educação para o Trânsito, fazem a diferença para fortalecer a segurança no viário. “Organizamos atividades para crianças, jovens e adultos, tanto em escolas municipais e estaduais, quanto em empresas. Com as ferramentas oferecidas pelo DETRAN, podemos ampliar ainda mais ações que reduzem acidentes fatais”, comentou.
Durante toda a programação, a Secretaria de Transportes e Trânsito tem realizado bloqueios educativos em vários pontos da cidade. As atividades também integram o calendário do programa “Respeito à Vida”, do Governo do Estado.