Em projeto piloto, Ribeirão Pires tem sua primeira escola focada em desenvolvimento sustentável
Unidade escolar conta com painéis solares, rede de captação de água, pomar e horta
- Data: 03/10/2024 16:10
- Alterado: 03/10/2024 16:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Unidade escola conta com placas de captação de energia solar e horta
Crédito:Gabriel Mazzo/PMETRP
Com foco no desenvolvimento sustentável em ambiente escolar, Ribeirão Pires recebeu na manhã desta quinta-feira (3) o projeto piloto de reestruturação na EM (Escola Municipal) Palmira Antônio Moreira, no Jardim Aymoré.
A unidade escolar recebeu revitalização completa e agora conta com sistema de captação de água de chuva, que será utilizada para lavar as partes externas da escola; placas de captação solar, que alimentam a energia do prédio. Além disso, o colégio também conta com pomar, horta e com composteiras que transformam em adubo o lixo orgânico produzido no local.
A ideia é que as demais unidades escolas da rede municipal de Ribeirão Pires também façam parte do projeto e recebam equipamentos e reformas para integrar as ações de sustentabilidade.
Durante a entrega do projeto piloto na escola, os estudantes participaram de atividades em que a coordenação pedagógica da rede municipal explicou sobre a importância da sustentabilidade e a nova proposta da unidade escolar.
A iniciativa vai de encontro com os compromissos da Agenda 2030, que versa sobre o desenvolvimento sustentável, no qual a municipalidade está inserida. O compromisso, criado pela ONU em 2015, é um plano de ação global que estabelece 17 objetivos principais e 169 metas específicas, focando em áreas críticas como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero, água potável e saneamento, entre outros.