Em parceria com o Google, São Caetano lança programa de educação tecnológica

Parceria permitirá utilizar as ferramentas educacionais do programa Google for Education

  • Data: 28/08/2019 16:08
  • Alterado: 28/08/2019 16:08
  • Autor: Suzel Tunes
  • Fonte: PMSCS
Em parceria com o Google, São Caetano lança programa de educação tecnológica

Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS

Você está em:

Na terça-feira (27/8), a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Educação, celebrou a parceria com a empresa multinacional de tecnologia Google, que lhe permitirá utilizar, sem custo, as ferramentas educacionais do programa Google for Education. O evento ocorreu no Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, no Bairro Barcelona, reunindo cerca de 600 pessoas, entre gestores, professores, alunos e pais.

A solenidade iniciou com uma saudação do prefeito José Auricchio Júnior, por meio de videoconferência utilizando o aplicativo Hangout, do Google. Depois, o prefeito compareceu presencialmente ao evento para acompanhar a palestra sobre tecnologia educacional proferida pelo diretor do Google for Education Brasil, Alexandre Campos, e assinar o termo de cooperação técnica. 

“Esse é um dos dias mais felizes da minha administração. É um divisor de águas para a educação pública de São Caetano e um legado que pretendo deixar para as próximas gerações. O futuro dessas crianças é o futuro de nossa cidade e, nele, muitos terão empregos que ainda não foram sequer criados.  Por isso, a educação pública não pode se acomodar”, afirmou o prefeito, que, além da tecnologia, destacou a oferta do ensino de inglês, por meio do Celef (Centro de Estudos de Línguas do Ensino Fundamental), que será inaugurado sábado (31/8), no Bairro Oswaldo Cruz.

TECNOLOGIA

Diversas tecnologias educacionais estarão à disposição das escolas de São Caetano, como, por exemplo, a ferramenta Google Sala de Aula, que cria um ambiente virtual de comunicação e colaboração entre professores e alunos.

Este espaço possibilitará o recebimento de tarefas, a disponibilização de conteúdos de estudo e a aplicação de avaliações. Cada aluno terá um email Google, similar aos que já foram criados para os professores nos meses de preparação e capacitação docente que antecederam o lançamento do projeto.

“Da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a educação complementar (Escola de Idiomas e Centro Digital) mais de 25 mil alunos terão acesso às ferramentas educacionais Google”, contabilizou o secretário de Educação, Fabricio Coutinho.

Além de recursos pedagógicos, a parceria com o Google também trará maior agilidade à gestão das escolas, por meio de drivers de documentos compartilhados que serão utilizados para o fluxo de documentos escolares entre gestores, professores e Secretaria de Educação.

TUTORES

No aspecto pedagógico, o êxito da implantação do projeto sustenta-se em cada sala de aula na figura dos Alunos Tutores, que serão capacitados como multiplicadores do conhecimento tecnológico.

“O projeto tem como objetivo inicial consolidar a presença de ao menos um aluno tutor em cada sala de aula do Ensino Fundamental de São Caetano do Sul. A estimativa inicial é envolver cerca de 200 salas de aula com um aluno em cada”, diz Fabricio Coutinho. O Alunos Tutores ocorrerá nos meses de setembro, outubro e novembro, com aulas presenciais, no Centro Digital, e formação online.

DESAFIOS GOOGLE

No evento também ocorreu a premiação dos alunos participantes do Desafio Google, competição que teve a etapa final e entrega de prêmios nas seguintes categorias:

·         Desafio Arte: os alunos do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental foram estimulados a produzir uma arte em papel com a temática: “Google Education e sua escola”. Participou uma equipe por escola. A eleição do melhor trabalho foi feita por votação online por formulário Google disponibilizado para toda a rede “scseduca” até a data do evento. Venceu a equipe da EME Professora Alcina Dantas Feijão

·         Desafio Vídeo:  as equipes produziram um vídeo de até 2 minutos com a temática “São Caetano Digital”.  Participaram alunos do Ensino Fundamental II agrupados em equipes de até quatro integrantes. Os vídeos foram postados no  Youtube e venceu o que teve o maior número de curtidas até a data do evento: trabalho da EMEF 28 de Julho: https://www.youtube.com/watch?v=5jucg2qqI3g

·         Desafio Criação: equipes de alunos do 5º e 6º Ano do Ensino Fundamental I de todas as 20 escolas de São Caetano do Sul (80 alunos no total), tiveram o desafio de realizar a construção colaborativa de uma apresentação com o Chromebook. A temática foi informada no próprio evento e todas as equipes que conseguiram concluir a tarefa foram premiadas.

·         Desafio Quiz de Conhecimento: equipes de 4 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental responderam, durante o evento, ao Quiz Multimídia de Conhecimentos Gerais em formulário Google, no Chromebook. A atividade, com questões formuladas a partir de áudio e vídeo, antecipa a proposta de recursos multimídia que deve integrar a Prova São Caetano (avaliação de desempenho das escolas municipais) em 2020. E, mais uma vez, venceu a equipe da EMEF 28 de Julho.

Compartilhar:
1
Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS
1
Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS
1
Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS
1
Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS

  • Data: 28/08/2019 04:08
  • Alterado:28/08/2019 16:08
  • Autor: Suzel Tunes
  • Fonte: PMSCS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados