Em Mauá, UBSs abrem na próxima semana para vacinar contra a Covid
Unidades estarão abertas até a quinta-feira (30/12)
- Data: 23/12/2021 17:12
- Alterado: 23/12/2021 17:12
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:Fabio Rodrigues Pozzebom - Agência Brasil
Na próxima semana, as 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estarão abertas e será uma ótima oportunidade para a população colocar em dia o esquema vacinal contra a Covid. Até o momento, mais de 715 mil imunizantes foram aplicados na cidade. O horário da vacinação é das 8h às 17h. Para quem trabalha ou tem compromisso durante o dia, três unidades vacinam até as 20h: Magini, Flórida e Zaíra 2.
Segundo orientação do Ministério da Saúde, até o momento a primeira dose da vacina pode ser aplicada em pessoas a partir de 12 anos.
Indivíduos com 18 anos ou mais que tomaram a primeira dose do imunizante da Pfizer há 21 dias já podem receber a segunda. Para jovens de 12 a 17 anos, depois de 56 dias.
Maiores de 18 anos imunizados com AstraZeneca receberão a segunda dose após 56 dias, exceto aqueles com viagem próxima para o exterior — o intervalo é de 28 dias, desde que comprovada a viagem. Quem tomou CoronaVac tem condições de receber a segunda dose em 28 dias.
Os munícipes com 18 anos ou mais imunizados com a Janssen (dose única) há dois meses poderão receber a dose adicional.
Para os imunossuprimidos acima de 18 anos (http://t.ly/y7Gg) que receberam a Janssen, o reforço é depois de 28 dias — mesmo período para integrantes deste grupo que tomaram outras vacinas.
Estão aptas a receber a dose adicional as pessoas com 18 anos ou mais que completaram o ciclo vacinal (duas doses ou única) há quatro meses – os que receberam Janssen, depois de dois meses.
Munícipes com viagem próxima a países que não aceitam as duas doses de CoronaVac podem ganhar a adicional após 28 dias.
Mauá segue as orientações sobre a administração de vacinas do PEI (Programa Estadual de Imunização).
É fundamental levar o comprovante de vacinação e documento com foto (CNH ou RG) ao local. Não é necessário apresentar o comprovante de residência.
Os menores de 12 a 17 anos devem estar acompanhados pelo responsável e com a carteira de vacinação atualizada.
É possível ajudar a combater a fome na cidade ao se imunizar. Doe qualquer alimento da cesta básica para a campanha ‘Mauá na luta contra a fome’ no dia em que for se vacinar. Não é obrigatório, mas ajudará muito a quem não tem o mínimo para colocar na mesa.
A Prefeitura reforça o pedido às pessoas seguirem com os cuidados sanitários. Use corretamente a máscara, mantenha a higiene das mãos frequentemente e o distanciamento físico. Evite aglomerações.