Em Diadema, Saúde no Território reúne sugestões de moradores

Serão 14 encontros até agosto para ouvir as propostas da população e melhorar as políticas públicas na área da saúde

  • Data: 29/05/2023 14:05
  • Alterado: 29/05/2023 14:05
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Em Diadema, Saúde no Território reúne sugestões de moradores

Crédito:Dino Santos

Você está em:

Em um mês do Programa Saúde no Território, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema ouviu mais de 300 pessoas sobre sugestões para melhorar a área. Na avaliação do secretário de Saúde, José Antônio da Silva, os encontros são uma oportunidade de prestar contas e ouvir a população.

“Com a participação popular, acertamos mais, ou seja, a partir da perspectiva dessas sugestões, temos possibilidade de fazer os ajustes necessários para melhorar a saúde. Outra questão importante é que cada esfera de poder tem papel essencial na saúde, tanto no âmbito do governo federal como no estadual, principalmente nos investimentos”, ressaltou o secretário.

As principais propostas são referentes a medicamentos de alto custo, transporte de pacientes, ampliação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de ações que englobem saúde, esporte e educação, contratação de profissionais, maior oferta de especialidades e ações de combate às drogas voltadas ao público jovem.

O município possui uma Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) com 429 itens/medicamentos de uso ambulatorial e hospitalar, sendo 89 deles dispensados gratuitamente nas UBSs. Já os medicamentos de alto custo são fornecidos pela Secretaria do Estado da Saúde. O transporte de pacientes é feito pelo munícipio, de acordo com critérios específicos. Caso o morador tenha dúvida, pode procurar a sua UBS de referência.

Só neste ano, foram contratados mais de 70 profissionais de saúde, como agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes administrativos para compor as equipes. Ações em parceria com outras áreas também são ofertadas, como as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) e outras ações em conjunto.

Para a gerente da UBS Promissão, Maclayne Leite de Abreu, as reuniões são espaços propícios para conhecer a realidade e pensar ações conjuntas. “Queremos ofertar um serviço de qualidade com objetividade e efetividade. Para que os atendimentos deixem de ser apenas queixa e conduta e tenham mais resolutividade. Para isso estamos aqui, pra entender onde podemos melhorar, enquanto serviço de saúde, e trabalharmos em conjunto”, afirmou durante o encontro no bairro Promissão, em 17 de maio.

As reuniões ocorrem geralmente às terças-feiras, às 18h. O próximo encontro será no dia 30 de maio, no Centro Cultural Vladimir Herzog, no Jardim Paineiras. Até 29 de agosto serão mais 13 encontros nos territórios das seguintes Unidades: Piraporinha, Casa Grande, Nogueira, Real, Reid, Nova Conquista, Vila Paulina, Vila São José, ABC, Nações, Centro, Ruyce e Maria Tereza. Já foram realizadas reuniões nas regiões de Serraria, Canhema, Eldorado, Inamar, Promissão e Conceição.

Depois disto, a proposta é retornar periodicamente aos bairros em novas rodadas. Confira abaixo o calendário até o final deste primeiro ciclo.

Serviço:

Acompanhe o calendário do Saúde no Território

30/05. Paineiras

Centro Cultural Vladimir Herzog: Rua Eduardo de Matos, 159 – Paineiras.

Junho

06/06. Piraporinha

Paróquia Bom Jesus de Piraporinha. Praça Bom Jesus de Piraporinha, 118 – Piraporinha.

14/06. Casa Grande

(em definição)

21/06. Nogueira

Rua Marcos de Azevedo, 240 – Vila Nogueira.

27/06. Real

Rua Ida Chesi Micheloni, 161 – Parque Real.

Julho

04/07. Reid

11/07. Nova Conquista

18/07. Vila Paulina

25/07. Vila São José

Agosto

01/08. ABC

08/08. Nações

15/08. Centro

22/08. Ruyce

29/08. Maria Tereza

* calendário atualizado em 29 de maio de 2023

Compartilhar:

  • Data: 29/05/2023 02:05
  • Alterado:29/05/2023 14:05
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados