Em Diadema, Roda de Conversa ensina comer certo no verão
Durante os encontros são apontados cuidados importantes sobre a alimentação no verão, entre os quais o consumo de alimentos leves e de fácil digestão
- Data: 05/03/2020 09:03
- Alterado: 05/03/2020 09:03
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Roda de Conversa sobre saúde do fígado no Jardim Botânico de Diadema
Crédito:Adriana Horvath
Com o tema “Alimentação no Verão”, a Prefeitura de Diadema realiza uma série de palestras para os participantes do Programa Caminhando Bem/Academia da Cidade, iniciativa municipal que alia melhoria da qualidade de vida com caminhadas e prática de exercícios físicos. As apresentações fazem parte do Roda de Conversa, ação desenvolvida pelas secretarias de Segurança Alimentar e Esporte e Lazer, que visa auxiliar as pessoas a terem hábitos saudáveis.
As palestras serão ministradas por nutricionistas do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema – PEAND e ocorrem na parte da manhã, por volta das 8h30, logo depois das caminhadas. Durante os encontros são apontados cuidados importantes sobre a alimentação no verão, entre os quais o consumo de alimentos leves e de fácil digestão, que ajudam na reposição de água e sais minerais perdidos em razão do calor.
As frituras, alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e doces devem ser consumidos com parcimônia no verão. A orientação, vinda das nutricionistas do PEAND, é para evitar indisposições alimentares como diarreias e intoxicações, que podem causar problemas de saúde. Outra coisa importante nesta época do ano é a ingestão de muita água. Além de hidratar, ela elimina as toxinas existentes no organismo e estimula o bom funcionamento dos rins.
Diferentes temas – A cada mês um tema diferente é trabalhado na Roda de Conversa. As abordagens alternam sobre deficiências de vitaminas, saúde hepática, prevenção de doenças e aproveitamento integral dos alimentos, entre outros. Para o assistente da Secretaria de Segurança Alimentar, Rodrigo Alves, além de conscientizar, a ação é também um momento de troca e de convívio. “Os participantes falam das suas experiências com a mudança da alimentação, tiram dúvidas e ainda dão sugestão sobre novos temas a serem levantados”, diz.
O Roda de Conversa é voltado para público de mais de 1.500 pessoas que praticam exercícios em 14 locais de Diadema. Segundo o coordenador do Programa Caminhando Bem, Francisco de Assis Lisboa Junior, as palestras são importantes porque conscientizam sobre a boa alimentação e a prevenção de doenças. “Mudar hábitos não é uma coisa fácil. A prática de exercícios, aliada a alimentação adequada, ajuda a perder peso e o resultante disso é que dos 100% de gordura a menos no corpo, 60% é em razão da alimentação saudável, 30% pelos exercícios físicos e 10% por causa do descanso”, explica o coordenador.
Veja abaixo dias e locais das palestras.
10/3 – Roda de Conversa no CEU das Artes/ Bairro Inamar
11/3 – Roda de Conversa na Praça Pôr do Sol/ Bairro Piraporinha
17/3 – Roda de Conversa no Parque Regional Oeste/ Bairro Serraria
18/3 – Roda de Conversa no Parque do Paço/ Bairro Centro
24/3 – Roda de Conversa na Praça Miosótis/ Vila São José
25/3 – Roda de Conversa no Espaço Kaleman/ Bairro Centro
31/3 – Roda de Conversa no Parque Takebe/ Bairro Canhema