Educandário comemora 70 anos em Santo André
Instituição é reconhecida por inovar no ramo da educação, trazendo tecnologias e teorias socioconstrutivistas que agregam valor aos alunos
- Data: 12/11/2019 14:11
- Alterado: 12/11/2019 14:11
- Autor: Redação
- Fonte: Educandário
Crédito:divulgação
Em 2019, a escola Educandário completa 70 anos de atividades em Santo André (SP), estando cada vez mais presente no dia a dia de seus alunos e da comunidade. A instituição de ensino é reconhecida na cidade por inovar no ramo da educação, trazendo tecnologias e teorias socioconstrutivistas que agregam valor aos alunos dentro e fora das salas de aula.
“Neste ano, o Educandário conquista mais um importante marco em sua história. Já são sete décadas contribuindo para a educação dos nossos alunos e tendo como principal filosofia transformar os seus sonhos em objetivos e realidade.”, afirma Alessandro Bernardo, diretor de Planejamento do Educandário.
Para celebrar essa importante conquista, a escola realizou na última sexta-feira (8 de novembro), uma comemoração especial com todos os colaboradores, fornecedores e autoridades no Clube Primeiro de Maio, em Santo André. Cerca de 400 pessoas foram ao evento, que contou com o show da Família Lima. E a escolha dessa atração não foi por acaso. A Família Lima também traz em seu DNA um contexto familiar forte, assim como a escola, que tem em seu hino a seguinte frase: “Somos nós uma grande família, a lutar pelo mesmo ideal”.
Durante todos esses anos, o Educandário se especializou e se modernizou, o que tornou a escola pioneira em muitos aspectos. “Projetos como Salas de Múltiplas Inteligências, Aluno sem Mala, Líder em Mim, Microsoft e International School são alguns exemplos de como enxergamos o futuro da educação.”, completa Alessandro Bernardo.
Salas de Inteligência potencializam a aquisição de conhecimento
A escola ganhou amplo reconhecimento na região por ser a primeira a colocar em prática o conceito “Aqui tem inteligência”, projeto inovador das Salas de Múltiplas Inteligências, baseado na teoria das Inteligências Múltiplas do psicólogo norte-americano Howard Gardner.
Os alunos do Ensino Fundamental II deixaram de ter aulas em salas convencionais e passaram a participar de aulas em ambientes muito mais modernos, amplos e lúdicos, onde todo o conteúdo é transmitido de maneira tecnológica e diferenciada. Mais do que espaços físicos diversificados, trata-se de um conjunto de estratégias, recursos e estímulos que potencializam a aquisição de conhecimento com qualidade e criatividade, além de estimular a interação entre os alunos. Isso faz com que toda a turma tenha mais atenção durante os bate-papos e aprenda com mais facilidade.
No total, são oito “Salas Inteligentes”: Lógico-Matemática; Interpessoal; Espacial Visual; duas de Linguística-Verbal; Científica; Corporal-Motora; Sonora-Musical. Há ainda os espaços de Estudos e Pesquisas e Tecnológica. Nesses ambientes inovadores, são os alunos que trocam de salas e vão ao encontro dos professores de cada disciplina.
“Precisamos refletir sempre sobre o que queremos para o futuro da educação. Por isso, o nosso objetivo é ensinar conteúdos que destaquem as múltiplas inteligências em ambientes pensados e destinados para esse fim”, comenta Denise Bernardo, diretora pedagógica do Educandário. “Assim como em outras áreas, a educação precisa evoluir. Com este projeto, altamente conectado com o futuro da educação, conseguimos desenvolver as habilidades de cada aluno ”
Primeira Microsoft Future School da América Latina
O Educandário também inovou sendo a primeira Microsoft Future School da América Latina. A escola trouxe para dentro de casa e para seus alunos a mais nova sala “Microsoft Room” da região, projetada pela designer Elizete Fernandes para múltiplas configurações e chancelada pela gigante mundial de tecnologia. O projeto terá Tecnologia 3D, imersões em realidade virtual e aplicativos inéditos.
Essa inovação trará muitas vantagens aos alunos do Educandário. O objetivo é que eles tenham uma cultura digital aliada aos mecanismos de aprendizado já existentes para a resolução de problemas e tomada de decisões. Essa é uma experiência que será utilizada dentro e fora das salas de aula.
“Com a sala Microsoft Future School, já estamos vivendo o futuro da educação. Ou seja, a educação 4.0, inspirada na conexão das tecnologias e na Internet das Coisas”, destaca Alessandro Bernardo. “Nossa expectativa é que ao utilizar recursos tão avançados em sala de aula, aumentaremos o prazer do aluno em estar na escola.”
“Educandário – Há 70 anos construindo sonhos”
O Educandário foi fundado em 18 de novembro de 1949 pelos freis capuchinhos da Igreja Santo Antonio para formação de freis. Em 1982, a escola, que na época atendia apenas 80 alunos da pré-escola ao quarto ano primário, foi adquirida pela administração atual, formada pela família Bernardo, que se mantém até hoje.
A escola iniciou sua história com apenas um prédio na Rua Ester, Vila Alpina. Em 1986, a instituição mudou-se para o endereço atual, na Rua Itapura, aumentando assim a sua infraestrutura e capacidade para atender mais alunos. E depois disso, o Educandário não parou de crescer.
“Quando comprei o Educandário, não imaginava onde poderíamos chegar. A minha esposa, Maria Dirce, sempre teve um sonho de contribuir forte com o futuro do País e me dizia que, para isso, precisávamos investir na educação. E foi exatamente isso que fizemos. Juntos, compramos e desenvolvemos o Educandário que, até hoje, quando acordamos e vamos dormir, nos enche de orgulho”, afirma José Bernardo, diretor geral do Educandário.
Como parte do planejamento de ampliar ainda mais a estrutura da instituição, em 1995, a família Bernardo construiu o Educandinho, unidade de educação infantil para atender crianças dos 2 aos 5 anos. E desde então, os investimentos não pararam. O Educandário vem ampliando seus aportes para modernizar e ampliar as suas instalações, além de evoluir com suas teorias sobre o futuro da educação.
E isso já está trazendo bons frutos. A escola recebe, frequentemente, diversos reconhecimentos, como: “Escolas Exponenciais”; o Prêmio Nacional de Gestão Educacional, no GEDUC; Certificação como Centro Examinador de Cambridge; bicampeã do “Leão de Ouro” do Sistema Anglo, entre outros.
Hoje, os alunos do Educandário já estão na terceira geração. Há avós que estudaram na escola e que têm seus netos como alunos. E como diz o próprio hino da instituição: “Somos nós uma grande família, para quem quer um dia vencer”.