Educação de São Caetano entra no clima das Olimpíadas
EMEF Sylvio Romero reproduz ambiente carioca e promove sua própria olimpíada com 28 modalidades esportivas envolvidas no evento
- Data: 28/06/2016 08:06
- Alterado: 16/08/2023 19:08
- Autor: Alexandre Costa
- Fonte: PMSCS
Escolas de São Caetano entraram no clima das Olimpíadas no Rio
Crédito:Du Merlino/PMSCS
Em São Caetano do Sul, Educação e Esporte andam lado a lado. As escolas da rede municipal de ensino, que sempre incentivaram a prática esportiva dos alunos, agora celebram a aproximação dos Jogos Olímpicos Rio 2016 com diversas atividades especiais. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sylvio Romero, localizada no Bairro Oswaldo Cruz, os estudantes estão envolvidos em suas próprias Olimpíadas, com nada menos que 28 modalidades esportivas.
A escola foi especialmente decorada para o torneio. Além de diversas referências olímpicas, a EMEF Sylvio Romero recebeu toques especiais: sua escadaria foi pintada para simular a famosa Escadaria de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Os Arcos da Lapa, um dos cartões postais mais famosos da capital fluminense, também foram representados no pátio da escola.
Para que os mais de 400 alunos da escola de período integral entrassem ainda mais no clima, ações símbolos da competição mundial foram reproduzidas, como o desfile da tocha olímpica com a participação de várias crianças. No dia 20 de junho foi realizada a cerimônia de abertura dos jogos, com desfile de delegações (cada sala representando um país, com direito a camisetas com bandeiras), música solene e apresentações de atletas que competem por São Caetano.
“Os estudantes estão se envolvendo demais na competição. É uma disputa saudável”, explicou o diretor da EMEF Sylvio Romero, Fabiano Augusto João. Ele lembrou que apesar da festa realizada pelos alunos durante as Olimpíadas – serão três semanas de jogos na escola –, as aulas seguem normalmente. “Eles sabem que precisam se comportar. Se as crianças não têm boas notas ou se comportam mal, não podem participar dos jogos.”
As competições são marcadas pela empolgação das crianças, alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental com idades entre 6 e 10 anos. Todas levam muito a sério as provas de atletismo, futebol, basquete, basebol, tênis de mesa, damas, xadrez, taco e cabo-de-guerra, entre outras modalidades. Depois de encerradas as disputas, os vencedores participam da cerimônia de premiação com direito a hino nacional.
O desempenho de cada delegação pode ser acompanhado no quadro de medalhas, ao lado da secretaria da escola, ou na página da EMEF Sylvio Romero no Facebook (www.facebook.com/emefsylvioromero). Além disso, um álbum de figurinhas virtual foi criado para celebrar os alunos-atletas.
“O envolvimento de todos os funcionários da escola está sendo fundamental para o sucesso dos jogos. Sem esse engajamento de professores, inspetores e comunidade escolar, não poderíamos proporcionar esta experiência olímpica para as crianças”, destacou o diretor Fabiano Augusto João.