Educação de Santo André utiliza arte para auxiliar ensino de alunos com deficiência

Projeto lançado nesta segunda traz propostas envolvendo música, diversidade cultural, contação de história, teatro, dança, entre outras ações

  • Data: 24/04/2023 21:04
  • Alterado: 24/04/2023 21:04
  • Autor: Caroline Terzi
  • Fonte: Prefeitura de Santo André
Educação de Santo André utiliza arte para auxiliar ensino de alunos com deficiência

Educação de Santo André utiliza arte para auxiliar ensino de alunos com deficiência

Crédito:Alex Cavanha/PSA

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A Secretaria de Educação de Santo André deu início a um novo projeto para auxiliar no aprendizado de crianças com deficiência, que envolve música, artes visuais, diversidade cultural, contação de história, teatro, fotografia, dança, folclore e brincadeiras. A iniciativa, chamada de “Fazendo Arte”, foi lançada nesta segunda-feira (24) no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, com a presença de aproximadamente 250 alunos e seus acompanhantes, além de profissionais da área. 

O projeto vai funcionar nas 30 Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs), que são espaços localizados nas escolas da rede municipal dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos que visam, principalmente, fornecer condições de acesso e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência.  

“Este lançamento é mais um diferencial que iremos oferecer nas nossas Salas de Recursos. Com essa conquista, podemos desenvolver ainda mais a aprendizagem dos alunos”, destacou a diretora de Educação Inclusiva, Sandramara Gerbelli.  

Para o desenvolvimento do projeto, considerando que o ensino de Artes é um tema abrangente e compreende diferentes linguagens, cada Professor de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), individualmente, elencou um tema de acordo com sua proposta. Para trabalhar os temas específicos, os professores utilizarão referências de artistas, ritmos musicais e diferentes culturas.

A participação das famílias é de extrema importância para tornar o projeto significativo para os alunos. Tatiane Custódio Souza Santos aprovou a novidade e a interação realizada no encontro de lançamento. “Há três anos a minha filha frequenta a Sala de Recursos da Emeief Salvador dos Santos e, desde então, o desenho e a escrita dela melhoraram muito. Hoje pudemos ter uma noção do quem vem por aí”, comemorou a mãe da aluna Ágata Vitória, de 10 anos. 

No fim do ano letivo, para o encerramento do projeto, será realizado um encontro reunindo cada polo de Salas de Recursos Multifuncionais, com apresentações dos alunos à comunidade escolar.

Estrutura – A Secretaria de Educação de Santo André, por meio do Departamento de Educação Inclusiva e Apoio Educacional, oferece aos alunos com deficiência atendimento educacional especializado. Neste escopo de atuação, para além da proposta pedagógica inclusiva desenvolvida em classe regular, a rede possui o serviço do Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado no contraturno escolar nas Salas de Recursos Multifuncionais, que são equipadas com vasto acervo de jogos e materiais diversificados. 

Além da proposta pedagógica inclusiva desenvolvida em classe regular, a rede possui ainda Atendimento Educacional Especializado itinerante na função do Professor Assessor de Educação Inclusiva; Profissional de Apoio, após a avaliação da necessidade pela Equipe Escolar;  Núcleo de Natação Adaptada de Santo André (Nanasa), que é um serviço destinado às pessoas com deficiência, com idade igual ou superior a quatro anos; e Equipe Técnica Multidisciplinar de Apoio à Rede, que contribui com a inclusão escolar e com o desenvolvimento educacional dos alunos com deficiência.

A cidade conta ainda com o Caem (Centro de Atendimento Educacional Multidisciplinar), que dá suporte a estudantes da rede municipal que apresentam dificuldades escolares ou transtornos de desenvolvimento em fala, linguagem, comportamento ou emocionais, com ou sem diagnóstico.

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  • Data: 24/04/2023 09:04
  • Alterado:24/04/2023 21:04
  • Autor: Caroline Terzi
  • Fonte: Prefeitura de Santo André









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