Educação de Ribeirão Pires conscientiza sobre Setembro Amarelo
Ações vão ter como tema o Suicídio, Bullying, Preconceito, Relações familiares e Alienação parental
- Data: 02/09/2022 16:09
- Alterado: 02/09/2022 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:Reprodução
A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires promoverá uma série de ações sobre o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao Suicídio e conscientização sobre diversos problemas psicossociais. As atividades se estenderão por toda a rede de ensino e vão mobilizar profissionais da saúde, educação e outros setores, com objetivo de firmar o compromisso com a vida, alertando para as possibilidades da prevenção desse agravo.
Na Educação Infantil, por exemplo, a abordagem será feita de forma cuidadosa e lúdica, descobrindo quais habilidades que cada criança tem em potencial, através da observação dos seus comportamentos, preferencias ou dificuldades. Elas podem ser analisadas a partir de um padrão costumeiro de ação e reação frente a estímulos de ordem pessoal e social. Persistência, Assertividade, Empatia, Autoconfiança, Curiosidade para aprender, são alguns exemplos.
Dentre diversos sintomas, o alerta nas crianças, costuma ser percebido através das dificuldades emocionais, como ficar retraída, afastamento dos demais membros da família e amigos, arredia nas atividades sociais e mudança significativa no peso corporal. Para a Orientadora Educacional, Viviane Antunes, existem três formas sensíveis de apresentar ao aluno de 0 a 5 anos de idade, a Campanha Setembro Amarelo nas questões da saúde mental na Educação Infantil.
“Explicar situações ao pequeno, onde cada sentimento deve ser validado e mostrando que não existe sentimento ruim ou bom. Explicar as emoções biologicamente, oferecendo práticas para que ela saiba lidar com os sentimentos. A criança precisa entender o conteúdo efetivamente. Para isso, o professor pode montar cartilhas interativas, usando gameficação (trabalho com jogos) e elementos visuais atrativos para a criança”, observou Viviane.