Edição especial do Moeda Pet arrecada mais de 3 mil garrafas plásticas
Programa inovador da Prefeitura de Santo André realiza troca de garrafas plásticas por ração para cães e gatos
- Data: 11/04/2022 16:04
- Alterado: 17/08/2023 06:08
- Autor: Anderson Afonso
- Fonte: Secom/PSA
Moeda Pet arrecada mais de 3 mil garrafas plásticas
Crédito:Divulgação/PSA
Como parte da programação das comemorações do aniversário de 469 anos da cidade, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou no último sábado (9) uma edição especial do programa Moeda Pet no Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique, no Parque Jaçatuba.
Na ação foram arrecadadas 3.160 garrafas plásticas e distribuídos 158 quilos de ração para cães e gatos. Em 21 edições, o programa já arrecadou quase 170 mil garrafas PET e cerca de 7 toneladas de ração.
“Este programa é motivo de orgulho para a nossa cidade. Já levamos a iniciativa a Paranapiacaba e, desta vez, prestigiamos o segundo subdistrito. Assim, mais gente conhece o programa e tem a oportunidade de participar da ação que, ao mesmo tempo, alimenta os nossos pets e torna Santo André cada vez mais sustentável”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
A edição tradicional do Moeda Pet será realizada no último sábado do mês, dia 30 de abril, em sistema drive-thru, na entrada do Parque Central, das 9h às 13h.
A Farma Bichos e o Dr. Vet Hospital Veterinário são os atuais apoiadores do Moeda Pet. Por meio de uma parceria, as empresas doam as rações para o programa, que são utilizadas mensalmente, unindo segurança, rapidez e funcionalidade no processo de troca das garrafas plásticas.
Cada quilo de garrafas PET equivale a 36 garrafas de 600 ml, 26 garrafas de 1 litro ou 20 garrafas de 2 litros. Todas devem estar limpas e secas. O material é trocado por um quilo de ração. Quem participa pode levar até três quilos por CPF presencial de ração para casa ou pode fazer a doação no local, para que seja destinada às ONGs cadastradas.
O material reciclável arrecadado com as trocas é remetido para as cooperativas localizadas no Aterro Municipal de Santo André e vendido, beneficiando as famílias cooperadas, promovendo a reciclagem, geração de renda, além do ganho ambiental e social.
O programa é uma ação do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Santo André, com apoio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, do Departamento de Vigilância à Saúde, do Banco de Rações e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).