Dr. Ricardo Yoshio destaca desafios atuais ao empreendedorismo nas periferias do ABC

Em diálogo com empresários da região no já tradicional podcast “Falando de Saúde, o médico traz esse tema que carece, ainda, de ações que deem visibilidade às famílias

  • Data: 04/08/2022 08:08
  • Alterado: 22/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Dr. Ricardo Yoshio
Dr. Ricardo Yoshio destaca desafios atuais ao empreendedorismo nas periferias do ABC

Dr. Ricardo Yoshio

Crédito:Divulgação

Você está em:


O podcast “Falando de Saúde” dessa semana trouxe à tona um dos temas recorrentes à Diadema, mas também para toda a região: geração de renda, de postos de trabalho e os desafios atuais para não só abrir um estabelecimento, mas também para quem mantém seu negócio em casa, por vezes na periferia e que, na esteira da falta de recursos, enfrenta por vezes dificuldades para dar visibilidade ao negócio e, assim, expandir e sedimentar sua marca.

“Ouço no consultório praticamente todos os dias sobre pessoas, de idades diferentes, que estão em bairros diferentes e que há anos patina para ampliar seu negócio, ora pelas crises econômicas que nosso país atravessa ora por fatores de economia doméstica ora pela própria pandemia que impôs todo tipo de criatividade e de resiliência à população”, reflete Dr. Ricardo Yoshio, pré-candidato a deputado federal, por Diadema (SP).

Para ampliar o tema, o doutor se reuniu com Eduardo Justino, empresário à frente da Casa de Material de Construção Casa Rosada, nessa edição do podcast. Para Justino, embora o poder público tenha avançado à digitalização de processos e na desburocratização de etapas para quem deseja empreender ou se regularizar, ainda faltam outros elementos para aliviar a saga de quem tem um negócio. “São tantas taxas, ainda, distribuídas e não concentradas, que nos dificulta compreender para onde vão esses valores recolhidos, embora saibamos que são, de modo geral, voltados aos serviços à população, infraestrutura, Educação, Saúde etc. Mas é complexo, ainda. Esse montante sobrecarrega o orçamento de quem trabalha para manter um negócio”, aponta.

CONVERGÊNCIA – Para ambos, falta conexão para otimizar os negócios, especialmente de quem está distante do centro. Quantos negócios há em curso em cada comunidade no ABC paulista? Como valorizar essa produção, tanto em mercadorias, como serviços e tecnologia? Perguntas que podem estruturar políticas públicas e propiciar comunicação mais efetiva, plataformas colaborativas e até com mais identidade. Segundo Justino, ainda, criar coworkings, ampliar o olhar aos jovens e aos que estão economicamente ativos faz parte do processo de fomentar o mercado regionalmente. “A infraestrutura e moradia, aos poucos está avançando, bem como saneamento básico. Mas a geração de renda precisa estar no olhar dos gestores. Um pai de família que conserta geladeiras e ar-condicionado e mora nessas áreas periféricas, poderia contar com iniciativas a montar seu negócio e comunicar massivamente isso. Assim, como a adolescente que dá aulas particulares de língua portuguesa ou matemática”, frisa Dr. Ricardo Yoshio.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação Dr. Ricardo Yoshio

  • Data: 04/08/2022 08:08
  • Alterado:22/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Dr. Ricardo Yoshio









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados