Discussões sobre Direitos e Violência marcam a segunda semana do Mês da Mulher em Diadema
Programação reúne atividades até 31 de março e contempla intervenções artísticas, rodas de conversa, caminhadas e espetáculos de circo, música, dança e teatro
- Data: 11/03/2022 17:03
- Alterado: 17/08/2023 07:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Patrulha Maria da Penha
Crédito:Igor Andrade
Nesta sexta-feira (11/03), o Restaurante Popular do Campanário, em Diadema, foi palco do show musical Gabi D”Oya com composições autorais e do universo feminino. Quem almoçou no local também foi abordado pela equipe da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e questionado sobre as ações adotadas para a área e a violência contra a mulher. A mesma intervenção sobre feminicídio ocorreu na Feira do Campanário, com distribuição de sal de ervas, cedido pela Secretaria de Segurança Alimentar, e material informativo.
“A recepção da população é muito boa, em todas as atividades realizadas desde o início do mês. Ela reconhece que precisa ter mais ações para enfrentar a violência e instrumentos para prevenção também”, avalia a responsável pela Coordenadoria, Cleone dos Santos.
As atividades da semana começaram na tarde de segunda-feira (07), com a concentração do “Ato contra o Feminicídio- Pela Vida das Mulheres”, na Praça Matriz, seguida de caminhada até a Câmara Municipal de Diadema para roda de conversa sobre violência contra a mulher.
Outro destaque foi o aniversário o aniversário de um ano da Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema que, nesse período, atendeu mais de 200 mulheres, além de registrar 60 boletins e vários flagrantes e prisões de agressores. A patrulha tem o objetivo de garantir a proteção policial das mulheres com medidas protetivas dentro do município. Para isso, o grupo atua sempre em parceria com os demais órgãos protetivos da cidade como o Ministério Público, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e a Casa Beth Lobo, que também é ligada à Prefeitura.
Mais atividades
O Mês da Mulher é uma realização da Prefeitura de Diadema, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e parceria com diversas secretarias municipais. Para a próxima segunda-feira (14) está prevista a palestra “Afroempreendedora criadora de uma marca de cosméticos para público afrodescendente”, com Fátima e Sebrae, às 14h, no Centro Cultural Vladimir Herzog, localizado à Rua Eduardo de Matos, 159, no Taboão. A semana ainda reserva Roda de Conversa “Alimentação da Mulher”; encontro literário com leitura de trechos da biografia de Ana Garibaldi; palestra sobre Mulher e o HPV; projeto musical Xequerê; intervenções artísticas com Arlete Ramos; Ação do Ciclo do Bem; Sarau, rodas de conversa sobre “Violência a Mulheres Lésbicas”; palestra “Corpo e Território”; palestra “Saúde Mental dos profissionais da saúde no contexto da pandemia da covid-19”, espetáculo de dança; show-manifesto “Cabaré Feminista”; caminhada ecológica e Baile da Melhor Idade.
A programação começou em 2 de março e segue até dia 31. Mais informações sobre horários e endereços em http://www.diadema.sp.gov.br/mesdamulher.