Dirigentes do Ipred Diadema fazem curso para obter certificação
Exigência do documento vai ampliar conhecimentos e qualificar decisões dos gestores
- Data: 11/10/2023 14:10
- Alterado: 11/10/2023 14:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:PMD
Os conselheiros, dirigentes e gestores do Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Diadema (Ipred) participaram, entre os dias 2 e 6 de outubro, de curso preparatório para obtenção da certificação profissional, documento obrigatório para continuarem a exercer suas funções no instituto. A certificação é uma exigência de lei federal e o prazo para obtenção do documento vai até junho do próximo ano.
O curso proporciona aos participantes entendimento sobre os processos de gestão, a economia e seus reflexos no mercado financeiro, a aplicação dos recursos e os riscos a que estão sujeitos os institutos de previdência de regime próprio.
“A ideia é ampliar o conhecimento de todos os envolvidos no instituto para a melhoria da gestão, ter clareza sobre gestão, o que é o instituto, legislação, quem fiscaliza e como é que você toma as melhores decisões”, comentou o superintendente Rubens Martins.
Uma das participantes é a guarda civil patrimonial Adriana Luna, que é vice-presidente do Sindema e passou a atuar no Conselho Deliberativo do Ipred. Ela disse que “o curso é muito bom, os professores são bem gabaritados e explicam numa linguagem simples para a gente entender”. Comentou ainda que está aprendendo bastante, e defende a exigência da certificação. “A gente passa a ter melhor qualidade nas nossas posições”, afirmou.
Outro novato é Reinaldo Leiva Santos, agente de comunicação da Secretaria de Cultura e que está no Conselho Deliberativo. “A forma com a qual os professores abordam os temas é didática e as apostilas ajudam bastante o entendimento. A certificação vai dar total credibilidade a quem está exercendo a função”, explicou.
Também o dirigente João Lopes Alves de Almeida, diretor financeiro do Ipred, está fazendo o curso, mesmo já tendo a certificação de especialista em investimentos da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. “Tenho experiência na área, mas como dirigente e responsável técnico pelos recursos do instituto preciso obter uma outra certificação, desta vez junto à Secretaria da Previdência”.
O superintendente Rubens Martins trabalha para que até o final do ano todos façam a prova para ter acesso à certificação. “Terminado o curso, vamos fazer as inscrições junto às instituições certificadoras”, concluiu.