Dinâmica do sucesso
O principal objetivo de empreendedores, empresários e executivos é proporcionar o crescimento da empresa. Para isso, engajar prospects qualificados é fundamental; entenda esta dinâmica
- Data: 29/10/2016 22:10
- Alterado: 29/10/2016 22:10
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Adam Nockel
Acredito que todos concordem comigo que um dos objetivos de todo empreendedor, empresário ou executivo é fazer seu negócio crescer de forma sustentável. E para isso é importante pensarmos em estratégias para promover este crescimento, e dentro destas estratégias trazer com frequência novos clientes, a cada período de tempo.
Mas uma pergunta nos dias de hoje, com o ambiente político, social e econômico que estamos vivendo é uma tarefa fácil? Meu amigo, com certeza não. Dentre todas as estratégias para alavancar os resultados dos negócios, esta é a mais complexa e demorada que existe.
Vivemos dias em que o consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica, B2B (negócio para negócio) ou B2C (negócio para consumidor) está a cada momento recebendo uma enxurrada de ofertas de todos os tipos, quando eu ou você abre seu e-mail pela manhã, quantas ofertas você recebe de empresas que talvez nunca tenha ouvido falar? Quando liga a televisão ou lê o jornal no café da manhã quantas ofertas de produtos e serviços você vê? Pega seu carro para ir para a empresa? E assim vai durante todo o dia alguém tentando lhe vender algo.
O consumidor já está vacinado, e não presta mais atenção na maioria das ofertas que recebe, ele está mais seletivo, até mesmo como um mecanismo de defesa do cérebro, pois se este ficasse ligado a todas as ofertas que recebe ficaria louco. O que dificulta a atração de novos clientes pois se estes não estão prestando atenção nas ofertas como atrai-los?
Tenho trabalhado a muitos anos com empresários buscando caminhos para o crescimento de seus negócios, e o que minha experiência me diz é que é importante pensarmos em ações de curto, médio e longo prazo, para a cada dia ter mais contatos com prospects qualificados.
Sim qualificados, pois quantos de nós já não gastamos esforços e recursos com prospects que não estavam no momento da compra, ou que não tinham tempo, ou não valorizaram as soluções que lhe eram ofertadas? Ou não tinham recursos para adquirir estas soluções?
Para aproveitarmos da melhor forma possível nossos recursos e trazer o máximo possível de retorno é importante conhecermos a fundo o perfil de nosso melhor consumidor. Estes dias estava conversando com um amigo e chegamos à conclusão que o cliente ideal deve ter três características básicas:
1. Tempo, ele deve ter tempo para consumir e adquirir nossos produtos/serviços;
2. Ter cultura, valorizar, entender que nossos produtos/serviços tem valor e podem solucionar ou minimizar as dores que ele tem
3. Ter recursos financeiros para adquirir a solução que lhes é oferecida
Sem estes três requisitos básicos todo esforço para atrair este prospects será energia desperdiçada, por esta razão é importante conhecermos a fundo o perfil de nosso melhor cliente, pois assim ficará mais fácil saber onde encontra-lo e quais estratégias utilizar para atrai-lo.
Vivemos na era dos relacionamentos com os clientes, o consumidor hoje tem a necessidade de ter relacionamentos e experiências, empresas que conseguem promover estes dois pontos com seu público alvo saem à frente de seus concorrentes.
Se minha empresa conseguir promover um constante, bom e diferenciado relacionamento com prospects qualificados, estou aumentando significativamente as possibilidades de, no momento da compra ser a sua primeira opção, e depois basta trabalharmos em nossa taxa de conversão. Mas isso é tema para nosso próximo artigo.
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