Sabesp e Prefeitura de Diadema higienizam entorno do HM
Sabesp em parceria com a Prefeitura de Diadema realizou nesta manhã, 2/4, a higienização da área do entorno do Hospital Municipal de Diadema, na Avenida Piraporinha
- Data: 02/04/2020 11:04
- Alterado: 02/04/2020 11:04
- Autor: Keila Macedo
- Fonte: Secom Diadema
Sabesp e Prefeitura de Diadema higienizam entorno do HM
Crédito:Thiago Benedetti
Para o combate ao coronavírus, a Sabesp está aplicando mais cloro na água de reuso utilizada na lavagem urbana, a fim de garantir mais eficiência ao processo de higienização. A água de reuso é produzida nas estações de tratamento de esgoto (ETES) portanto, não serve para o consumo.
Em parceria com a empresa Peralta, a equipe de Obras da Prefeitura também está realizando a lavagem do entorno dos prédios públicos utilizando um jato de alta pressão com cloro e detergente.
Durante esta semana foram lavados o Terminal Metropolitano de Diadema, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop, a Avenida São José, a Avenida Nossa Senhora das Vitórias, e as UBS´s Inamar, Vila Paulina, Centro, Maria Tereza e Canhema.
Na semana passada, a Prefeitura higienizou as áreas externas do Hospital Municipal de Piraporinha, do Quarteirão da Saúde, do Pronto Atendimento Eldorado e Paineiras, além de todas as UBS´s.
Esta é mais uma operação para combater o avanço do novo coronavírus. “O objetivo da ação é desinfectar os locais de maior circulação de pessoas e proteger contra o covid-19,”, afirmou o prefeito Lauro Michels. “Uma vez que o vírus sobrevive em algumas superfícies por um certo tempo, estamos trabalhando para diminuir possíveis focos”, concluiu.
Vírus e Medidas de Prevenção
Os coronavírus são uma grande família viral que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. As pessoas mais vulneráveis à ação do vírus são os idosos, as pessoas imunodeprimidas e pacientes com doenças crônicas. A intensidade pode ser de leve a moderada e os sintomas são semelhantes a um resfriado, como febre alta, tosse e dificuldade de respirar. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente, por gotículas de tosse e espirro. Por isso, a Secretaria de Saúde reforça a importância dos cuidados pessoais para evitar a proliferação do vírus.
O Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo, evitar tocar olhos, nariz e boca se as mãos não estiverem limpas. Se apresentar sinais do Covid-19, a pessoa deve manter-se isolada, evitar contato físico com outros, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos e manter os ambientes ventilados.
A Prefeitura reforça a importância de toda a população colaborar para evitar aglomerações e diminuir o risco de transmissão da doença.
Cuidados na fila
Durante a permanência na fila para receber a vacina da gripe, é importante adotar alguns cuidados como manter distância das pessoas, evitar aglomerações e adotar a etiqueta da tosse: cobrir boca e nariz com lenço descartável. Caso não tenha, utilize o antebraço.