Diadema vacina mais de 600 crianças contra a paralisia infantil

Os dados são parciais consolidados com a produção do período da manhã e incluem ainda mais de 299 doses contra a gripe, 78 contra a covid-19 e outras 485 atualizações de Cadernetas

  • Data: 21/08/2022 10:08
  • Alterado: 16/08/2023 08:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema
Diadema vacina mais de 600 crianças contra a paralisia infantil

Vacinação

Crédito:José Cruz - Agência Brasil

Você está em:

Nem o tempo frio impediu a professora Elizabete de Matos Botelho Correia de levar a filha Mariana na UBS Centro para garantir a gotinha de proteção contra a poliomielite.

Ela foi uma das mamães que atenderam o chamado da Prefeitura de Diadema e compareceram neste sábado (20/08) ao Dia D de mobilização contra as doenças imunopreveníveis que movimentou as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. “Sou professora, sei que infelizmente tem muitos pais que negam a vacina, mas faço questão de trazer minha filha. É importante acompanhar as campanhas, porque as vacinas ajudam a prevenir as doenças e é um cuidado que devemos ter com nossos filhos. Vacina é saúde”, afirmou Elizabete.

Segundo dados parciais da Vigilância em Saúde, até às 12h, foram aplicadas 631 doses contra a poliomielite, 78 doses contra a covid-19, 299 doses contra a influenza (gripe) e outras 694 pessoas (na faixa etária de 0 a 15 anos) compareceram nas unidades para conferência das Cadernetas de Vacinação, sendo que 485 saíram vacinadas. Os dados completos serão divulgados na segunda-feira.

Para a coordenadora da Vigilância em Saúde, Cristina da Silva Marins, o dia de trabalho foi exitoso. “Foi muito boa a adesão, só hoje conseguimos atualizar a vacinação de 485 crianças e adolescentes umas das coisas que mais gostei de acompanhar foi a equipe de saúde da Unidade do Paineiras indo até a casa das pessoas, para fazer a vacinação, isso é o SUS no território. Foi gratificante ver a população comparecendo na UBS e os trabalhadores bem comprometidos com a campanha de vacinação”, afirmou a profissional.

Por falar em comprometimento, diversos voluntários do Rotary Club de Diadema, entidade que presta serviços humanitários, se uniram aos profissionais da saúde em três postos do município (UBS Centro, Paineiras e Paulina), para contribuir na divulgação da campanha. O grupo ainda distribuiu bexigas e bandeiras da campanha “End Polio Now, que tem como objetivo central acabar com a poliomielite no mundo.  

Com o filho de dois meses no braço, Thamy Cristina, foi até a UBS Paineiras para levar a pequena Emanuelle de 1 ano e sete meses para receber a vacina vop (contra a paralisia infantil). “É importante deixar a criança imunizada e protegida”, afirmou.

Algumas UBSs aproveitaram o dia para realizar ações de promoção e prevenção à saúde, como ações de saúde da criança e da mulher, preenchimento do formulário de Marcador de Consumo Alimentar (que faz uma avaliação dos alimentos consumidos para conhecer o padrão de consumo alimentar) e a UBS Paineiras começou a fazer a aplicação do formulário IRDI – Indicadores de Risco para Desenvolvimento Infantil de 0 a 18 meses, instrumento que permite identificar sinais iniciais de problemas de desenvolvimento na criança.

Vacinação

A partir de segunda-feira (22/08), as vacinas de rotina voltam a estar disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h30 às 16h. Vale lembrar que a vacinação em Diadema ocorre por livre demanda, de segunda a sexta-feira, nas 20 UBSs. Veja os endereços em: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19

É preciso ficar atento, pois cada vacina possui um público-alvo específico. As gotinhas que protegem contra a poliomielite são destinadas a crianças de 1 a 4 anos. A dose faz parte do calendário vacinal, mas precisa de reforço anual.

As vacinas contempladas pela campanha de multivacinação englobam as seguintes doenças imunopreveníveis: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23 e todas as demais vacinas do calendário nacional de vacinas.

Para receber a vacina, a criança precisa ser levada por um responsável e é preciso apresentar caderneta de vacinação e documento de identidade do menor.

Já para quem precisa se vacinar contra a covid-19, além da oferta da vacinação no horário normal das UBS, as UBS Centro, Serraria e Paineiras funcionam diariamente com horário estendido até às 18h. E diante do grande sucesso de público nas semanas anteriores, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu estender mais uma semana a presença do posto de vacinação da Feira Noturna, que funcionará nesta quinta-feira (25/08), das 17h às 20h, na Praça da Moça. Saiba mais em: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/28471-vacinacao-contra-covid-na-feira-noturna-imuniza-742-pessoas.

O imunizante da Covid-19 está disponível para crianças entre 3 e 4 anos com comorbidades, crianças acima de 5 a 11 anos de idade (sem comorbidades) e pessoas a partir de 12 anos. Para receber as doses (D1, D2, D3, D4 e D5, de acordo com as regras para cada grupo) é importante ter em mãos documento de identidade com foto e número do CPF e comprovante de dose anterior (caso não seja a primeira dose). Apenas pessoas de 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão podem receber a quinta dose. Caso o indivíduo tenha fica imunossuprimido após a quarta dose, é preciso apresentar documentação que comprove a condição de saúde.

Compartilhar:

  • Data: 21/08/2022 10:08
  • Alterado:16/08/2023 08:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados