Diadema retoma em agosto formação voltada à defesa e proteção dos direitos das mulheres

Promovido pela Secretaria de Educação, objetivo do curso é disseminar entre as mulheres o acesso à rede de enfrentamento à violência doméstica de gênero

  • Data: 26/07/2023 17:07
  • Alterado: 26/07/2023 17:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Diadema retoma em agosto formação voltada à defesa e proteção dos direitos das mulheres

“Educação Popular em Defesa e Proteção dos Direitos das Mulheres

Crédito:Dino Santos

Você está em:

Aula inaugural contou com a participação da mestra em sociologia, professora universitária e ex-secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Santo André, Silmara Conchão.

A formação “Educação Popular em Defesa e Proteção dos Direitos das Mulheres” retoma seus encontros semanais a partir do dia 2 de agosto. Promovido pela Secretaria de Educação de Diadema em parceria com a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e a vereadora Lilian Cabrera, o curso tem como objetivo promover e defender a igualdade de direitos entre mulheres e homens e divulgar o acesso à rede de enfrentamento à violência doméstica e de gênero disponível no município.

A formação começou em junho e é realizada por meio de 12 encontros semanais até setembro, sempre às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30 na sede da Secretaria de Educação e Centro de Formação Profª Lisete Arelaro. Os temas são apresentados por meio de rodas de conversa, vídeos e textos, de forma dinâmica e interativa, com carga horária total de 24 horas. Podem participar todas as mulheres que trabalham nas unidades escolares e demais setores da Secretaria de Educação, e para receber o certificado é necessário ter 75% de presença. “As inscrições estão abertas, mas as mulheres estão convidadas a participar da palestra que quiserem, mesmo sem estarem inscritas”, avisa Patrícia Fujinaga, coordenadora do Serviço de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação.

As inscrições podem ser feitas por meio desse link: https://forms.gle/EFD8nsfrQyHGDBcD8

Um feminicídio a cada seis horas

O Brasil é um dos países que registra mais casos de feminicídio do mundo. Em média, a cada seis horas uma mulher é assassinada, pelo simples fato de ser mulher. Segundo Patrícia, a sociedade não pode se omitir diante dessa barbárie. “Existem várias organizações de mulheres, da sociedade civil, que há muitos anos militam pela erradicação da violência contra as mulheres e pela igualdade de gênero, oferecem apoio e informação sobre seus direitos. É preciso que as mulheres saibam como acessá-los”, relata. “A ideia é que esta primeira etapa forme as mulheres para serem multiplicadoras dos conteúdos”, finaliza.

Confira a programação completa da formação:

Educação em Defesa e Proteção dos Direitos das Mulheres

Aulas já realizadas:
07/06 – Abertura, acolhimento e apresentação do curso
14/06 – História da Construção das desigualdades entre homens e mulheres
21/06 – Aspectos culturais e religiosos na violência contra as mulheres, violência simbólica, violência patrimonial, violência psicológica, etc.
28/06 – Desigualdades de raça, etnia e gênero
julho – Visitas: Casa Beth Lobo e Patrulha Maria da Penha

Próximas atividades:

02/08 – Apresentação das visitas realizadas aos Serviços de Atendimento na cidade: Casa Beth Lobo, Patrulha Maria da Penha
09/08 – Feminismo, lutas e conquistas na construção da igualdade e de direitos
16/08 – Políticas Públicas para as Mulheres – ESTADO LAICO – Importância das Conferências para construção das Políticas Públicas/ Monitoramento por meio dos Conselhos
23/08 – Legislação sobre violência de gênero: Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio
30/08 – Acesso das mulheres ao direito e à Justiça: Defensoria Pública, Ministério Público, Juizado de Violência Doméstica/ Anexo.
06/09 – Direitos Reprodutivos e Direitos Sexuais
13/09 – Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Violência institucional na Saúde
20/09 – Encerramento do curso – avaliação

Compartilhar:

  • Data: 26/07/2023 05:07
  • Alterado:26/07/2023 17:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados