Biólogo resgata cobra coral em escola estadual do Eldorado
Direção escolar agiu corretamente e acionou a equipe técnica da Prefeitura que fez o resgate, avaliação e a entrega da espécie ao Instituto Butantan; serviço já resgatou mais de 600 animais
- Data: 23/10/2024 18:10
- Alterado: 23/10/2024 18:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Divulgação/PMD
Embora com território totalmente urbanizado, a Prefeitura de Diadema registra frequentemente casos de aparecimento de animais silvestres ou exóticos. O caso mais recente foi registrado ontem (22/10), quando uma cobra coral foi encontrada nas dependências da Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra, Vila Paulina, no bairro do Eldorado, região classificada de Área de Proteção e Recuperação do Manancial da Represa Billings.
Assim que a direção da escola comunicou a Prefeitura, técnicos devidamente treinados foram ao local, recolheram a serpente e a encaminharam para o Instituto Butantan.
Só este ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos já realizou o resgate de 173 de bichos. O balanço geral do Serviço de Resgate de Animais Silvestres de Diadema é de 437 ações de resgate, de 2019 até 2023.
O médico veterinário, Augusto Tavares, e o biólogo, Sandro Santana, foram os responsáveis pelo resgate da cobra coral na unidade escolar. Eles orientam a população que ao encontrar um animal silvestre ou exótico devem solicitar sempre um auxílio especializado à Prefeitura.
“Em casos de incidência de animais silvestres, a comunidade deve considerar os riscos referentes a contatos com estas espécies. No caso de cobra coral, por exemplo, nunca tentar identificar se a espécie é falsa ou verdadeira, peçonhenta ou não. O mais seguro e aconselhável é avisar a Secretaria de Meio Ambiente ou a GCM”, alertou o biólogo.
SERVIÇO
– Serviço de Resgate de Animais Silvestres de Diadema: 4059-7619 (horário comercial)
– GCM de Diadema: 4043-6330 (24 horas)