Diadema: Representatividade e políticas públicas efetivas são conquistas das mulheres
Destaques da área ficam por conta do incentivo à participação popular feminina, garantia da segurança da mulher, além do comando de quase 50% das secretarias e coordenadorias municipais
- Data: 08/03/2022 11:03
- Alterado: 08/03/2022 11:03
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
Para atender às demandas específicas das moradoras de Diadema, maioria da população da cidade, a Prefeitura adota a representatividade no poder e estimula a participação popular para criar políticas públicas efetivas e solucionar os desafios atuais.
Nesta gestão, das 17 secretarias, sete (Assistência Social e Cidadania, Assuntos Jurídicos, Comunicação, Educação, Esporte e Lazer, Planejamento e Gestão e Saúde) são gerenciadas por mulheres, o que representa 41% das pastas municipais. Das quatro coordenadorias, três (Coordenadoria de Políticas Públicas de Juventude Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CREPPIR)) são comandadas por mulheres, ou seja, 75%.
Para o prefeito de Diadema, José de Filippi Junior, um governo representativo tem mais chances de sucesso. “Estou muito satisfeito com o trabalho de toda equipe, mas com certeza as mulheres que compõem nossa gestão são o grande destaque. Isso também reflete nas políticas públicas que adotamos ao longo da gestão”, afirma.
Nesse sentido, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres tem papel fundamental. “Quando chegamos aqui, em fevereiro de 2021, reestruturamos a Coordenadoria e conseguimos organizar a programação do mês de março. Esse é nosso segundo ‘8 de março’ e está mais colorido, com a participação das secretarias, conselhos populares e movimentos sociais”, ressalta a responsável pela Coordenadoria, Cleone Santos. Ela ainda pontua as conquistas para as mulheres nesta gestão, sendo a principal as políticas públicas que fazem a diferença no dia-a-dia do público feminino, protegendo e melhorando a qualidade de vida das moradoras da cidade.
Como apoio à proteção à mulher, a Patrulha Maria da Penha ganha destaque. O serviço implantado, há um ano, pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema atua em parceria com Polícia Civil, Ministério Público e demais secretarias municipais para garantir o cumprimento da medida protetiva às mulheres vítimas de violência doméstica. “A Patrulha Maria da Penha traz segurança para as mulheres que sofrem violência”, afirma Cleone. Atualmente, quando a Delegacia da Mulher expede medida protetiva, o programa municipal é acionado para fazer rondas próximas aos locais de permanência da vítima. A Prefeitura ainda mantém a Casa Beth Lobo, que acolhe mulheres em situação de violência doméstica. “Juntando os dois órgãos, a segurança fica garantida. Hoje, as pessoas denunciam mais e precisamos estar no local que isso acontece. A gente grita, mas a gente grita baixo”, relata Cleone.
Mesmo que ela ainda não seja ouvida por todos, a voz feminina se faz presente em diversos espaços como as pré-conferências e Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres. Os encontros que antecederam a plenária foram realizados em 17 e 24 de setembro de 2021. Já o evento municipal foi em 2 de outubro do ano passado. “Vieram propostas maravilhosas, que complementam nossa cartilha de políticas públicas municipais. A gente foi construindo e até consolidando algumas, como a Patrulha Maria da Penha”, relata.
Outra conquista é a pluralidade do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que tomou posse em 18 de fevereiro. As conselheiras têm o papel de discutir e construir em conjunto com a Coordenadoria as políticas públicas para o setor, além de avaliar o Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. “O Conselho foi instituído há mais de 20 anos, mas agora está com essa nova cara, mais participativa”, garante Cleone. A coordenadora ainda relata que deseja que o órgão esteja presente e atue em locais em que aconteçam a violência.
Participação
A construção de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população deve levar em conta a representatividade. Por isso, semanalmente, a Coordenadoria realiza encontros com a população para discutir os problemas nos bairros e ouvir as sugestões das moradoras para superar os desafios.
Para a coordenadora da área, a participação da população em reuniões de bairro é prova disso. “Precisamos refletir melhor sobre a realidade, levar o que elas realmente precisam e não o que a gente acha. Diadema é muito grande e ainda não conseguimos chegar a todos. Se não tem participação popular não faz sentido. Para fazer política pública tem que ir à periferia, na última casa da periferia. Se nós temos um papel político temos que construir lá fora. As Secretarias chamam para rodas de conversa e as pessoas vão. Isso é reflexo de que a população está acreditando no governo e está dando certo”. E pondera “Questionamento vai ter sempre. Se não tiver, a gente não cresce e nem conquista”.
Saúde em Dia
Já na área da saúde, a Prefeitura de Diadema instalou um mamógrafo no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde para zerar a fila de espera pelo exame de mamografia. Entre 8 de outubro e 13 de dezembro, foram realizados mais de dois mil exames.
Confira aqui as 7 ações da Prefeitura que valorizam a mulher em Diadema.
Mês da mulher
A Prefeitura de Diadema, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, preparou uma programação especial para o mês de março, com exposições e intervenções artísticas, palestras e rodas de conversa, espetáculos de circo, música, dança e teatro, exibições de filmes, caminhadas, mutirão de Papanicolau. As atividades tiveram início no dia 2, com a inauguração do Painel “Diadema reafirmando as políticas públicas voltadas para as mulheres”, e vão até 31 de março. Mais informações em http://www.diadema.sp.gov.br/mesdamulher.
Serviço:
Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Diadema
Rua Ari Barroso, 111 – Vila Santa Dirce.
Tel.: 4057 7925 e email: [email protected]