Diadema renova adesão ao Programa Saúde na Escola
Novo ciclo prevê ações de prevenção, promoção e atenção à saúde de estudantes nos próximos dois anos
- Data: 04/04/2023 11:04
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Diadema renova adesão ao Programa Saúde na Escola
Crédito:Mauro Pedroso
O município de Diadema aderiu, no mês de março, ao ciclo 2023/2024 do Programa Saúde na Escola (PSE), uma ação intersetorial, no âmbito dos ministérios de Educação e Saúde. O objetivo é realizar ações de cuidado e prevenção a doenças para garantir e promover saúde aos estudantes da cidade.
Com a nova adesão, a Prefeitura vai definir o cronograma de atividades previstas para os próximos dois anos. “Temos um Grupo de Trabalho que reúne técnicos das duas Secretarias em reuniões bimestrais para planejamento e monitoramento das ações com o objetivo de aprimorar a cada ciclo o trabalho realizado”, explica Poliana Poian Souza, apoiadora da Atenção Básica.
Na primeira reunião deste ano, realizada em 20 de março, já foram definidas algumas das atividades que serão ofertadas no novo ciclo, como a realização de ações de alimentação saudável por meio da capacitação de formadores de professores para abordar o assunto de maneira mais qualificada, avaliação de saúde bucal, escovação supervisionada e educação em saúde.
“A parceria entre Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde solidifica o papel do poder público na promoção de ações conjuntas no território, no campo da proteção integral, especialmente da infância. Assim, a cidadania da criança é garantida”, ressalta a secretária municipal da Educação, Ana Lucia Sanches.
Balanço
Também durante a reunião técnica realizada, em 20 de março, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apresentou dados referentes aos anos de 2021 e 2022 em 149 escolas de Diadema. Foram realizadas 3.112 antropometrias e 13.250 avaliações bucais.
A apresentação da peça teatral “Todos Contra a Dengue” foi uma das 618 ações de combate à dengue realizadas nesse período pós pandemia.
Já a alimentação saudável foi tema de 14.462 atividades como recurso para prevenção de doenças como diabetes e obesidade, além de adoção de hábitos saudáveis. A imunização também foi destaque com 1.005 verificações de vacina e 16.345 ações de prevenção da Covid-19 como palestras e vídeos educativos feitos pelos profissionais das UBSs.
Para contribuir com ambientes seguros e acolhedores, a temática da prevenção da violência também foi desenvolvida com os estudantes. Os profissionais de saúde ainda promoveram atividades sobre cidadania e direitos humanos, cultura de paz, saúde mental, saúde sexual reprodutiva, além de 635 ações em Semanas da Saúde na Escola.
PSE
O Programa de Saúde na Escola foi instituído, em 2007, para contribuir na formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de prevenção, promoção e atenção à saúde. A política tem como base os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do PSE como integralidade, territorialidade, intersetorialidade, interdisciplinaridade, equidade e universalidade.