Diadema recebe nove profissionais do Mais Médicos

Com a chegada desses médicos, a cidade totaliza 33 integrantes do programa; eles atuam nas UBSs no cuidado da Estratégia de Saúde da Família

  • Data: 11/04/2024 15:04
  • Alterado: 11/04/2024 15:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Diadema recebe nove profissionais do Mais Médicos

Da esquerda para a direita: Erica Cristina da Silva Silveira (agente comunitária de saúde), Alexsandra Migliano Silva (enfermeira), Noely Ferraz (médica) e Catarine Aparecida da Silva (agente comunitária de saúde).

Crédito:Pedro Roque Andrade

Você está em:

Nesta semana, a rede de Atenção Básica de Diadema ganha reforço de nove profissionais, que chegam à cidade, por meio do Programa Mais Médicos, e vão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Casa Grande, Conceição, Inamar, Nações, Maria Tereza, Nova Conquista, Real e Serraria. 

“Estamos muito felizes com a chegada desses médicos, uma parceria com o Governo Federal, por um programa do Ministério da Saúde, que vem trazendo ações concretas e positivas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Diadema”, ressalta o secretário municipal de Saúde, José Antônio da Silva.  Os profissionais se apresentaram à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entre segunda (08) e quarta-feira (10/04) e já começaram a atuar. Entre os países de origem dos profissionais estão Argentina, Bolívia, Brasil, Cuba, Peru e Venezuela. 

De acordo com a assessora do gabinete da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Margareth Lodos Tangerino, os médicos vão completar as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Eles vêm para somar ao trabalho de prevenção, promoção e cuidado integral aos usuários nos diversos territórios em que atuam, com fortalecimento o vínculo e maior permanência no município”, afirma. 

O médico Douglas de Araújo Gomes integra a equipe 12 na UBS Nova Conquista. Para ele, entender as características da população é um diferencial para atender bem. “Fui bem acolhido por toda a Unidade e a expectativa é a melhor possível. Nós, como médicos de saúde da família temos que conhecer o território, a pessoa que mora naquela região, saber o porquê não veio até a UBS e o que está acontecendo com ela. O SUS é para todos e a UBS é a porta de entrada para a atenção primária na comunidade”, garante. 

“Cada ser humano tem sua individualidade, mas na saúde, conhecer diferentes culturas, traz um olhar de empatia e competência cultural. Você acaba vendo a pessoa de maneira integral”, explica Arisai Rachel González Quintanilla, que atua na Unidade Nações. A médica recém chegada destaca que, dependendo da estrutura familiar e dos hábitos individuais da pessoa, ela pode estar mais propensa a desenvolver fatores de riscos levando assim a doença. “É necessário conhecer o indivíduo como um todo para atender as demandas de maneira efetiva”, completa. 

A UBS também recebeu uma segunda profissional do Programa Mais Médicos, Noely Ferraz, com experiência em políticas públicas na área da saúde. “Trabalhei na gestão da Secretaria de Saúde de uma cidade de Mato Grosso e tive o privilégio de atuar e conhecer ações de saúde na Atenção Básica, assim como as principais medidas para resoluções. Fico feliz em estar em Diadema e contribuir com a população e o município”, ressaltou. 

“O médico na Estratégia da Saúde da Família cumpre um papel fundamental na prevenção de doenças”, ressalta Arisai. Por isso, ter uma equipe qualificada é fundamental para o cuidado integral, desde o acolhimento na própria Unidade à visita domiciliar. Cada equipe de Saúde da Família (eSF) é referência para um grupo de 4 mil pessoas. 

Diadema conta com 95 equipes de Estratégia de Saúde da Família, que representa 85% da cobertura do município. Cada grupo é formado por médico generalista ou especialista em Saúde da Família, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Em Diadema, todas as UBS contam ainda com equipe de saúde bucal. 

Programa

O Programa Mais Médicos é uma ação do governo federal para apoiar os municípios com o envio de profissionais médicos para garantir atendimento qualificado às pessoas que acessam ao Serviço Único de Saúde (SUS). 

Além de completar as equipes por meio do Programa Mais Médicos, a Prefeitura mantém aberta a contratação de profissionais generalistas e especialistas por processo seletivo. Desde o início da gestão, em 2021, a Administração já contratou 48 agentes comunitários de saúde (ACS). Além disso, neste ano, a Prefeitura abriu concurso para contratação de mais 20 ACS.

Compartilhar:

  • Data: 11/04/2024 03:04
  • Alterado:11/04/2024 15:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados