Diadema recebe festa junina da pessoa idosa

Frequentadores do CCMI e dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos tiveram uma manhã animada nesta quinta (29)

  • Data: 29/06/2023 15:06
  • Alterado: 01/09/2023 00:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Diadema recebe festa junina da pessoa idosa

Crédito:André Baldini

Você está em:

Na manhã desta quinta-feira (29), cerca de 100 idosos e idosas de toda a cidade se reuniram no Centro Cultural Okinawa para participar de uma festa junina especial. Organizada pelo Centro de Convivência Municipal da Pessoa Idosa (CCMI) e o Instituto Enéas Tognini, que possui convênio com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) para gerir serviços de convivência e fortalecimentos de vínculos com esta população, a festa contou com forró ao vivo do grupo Gaviões do Nordeste e um grande café da manhã. Muitos chegaram vestidos a caráter e prontos para dançar a quadrilha.

“Esse tipo de atividade é muito importante, pois torna o envelhecimento mais saudável,” explicou Erika Prudente, do Enéas Tognini. “É um trabalho de prevenção que fortalece a saúde mental e evita doenças, pois eles estão exercitando o corpo, dançando, conversando, se divertindo. Como muitos vêm de situações de vulnerabilidade, esse tipo de acolhimento é essencial para o trabalho que fazemos.”

“Essa é uma demanda que os idosos trazem para nós, a realização de festas temáticas, o resgate dessas tradições, e, principalmente, que isso ocorra em uma espaço em que eles se sintam incluídos,” afirmou Márcia Barral, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania. “É isso que fortalece a convivência entre eles.”

Além da equipe da SASC e do Enéas, também prestigiaram o arraiá dos idosos a primeira-dama Inês Maria e a vice-prefeita Patty Ferreira. “A convivência é o que faz a gente ter alegria, ter saúde. E o Centro de Convivência faz isso, aproxima pessoas que estão nesta fase da vida chamada de melhor idade, que só será melhor mesmo se a gente curtir a vida, curtir a família, os netos e os amigos,” pontuou Inês.

Para Patty, o mais bacana é poder confraternizar com a população, com os coordenadores do Enéas e com os trabalhadores do CCMI. “Momentos como este são importantes para que continuemos com toda essa energia,” falou a vice-prefeita aos usuários do serviço ali presentes.

As famílias que têm interesse em aproximar um parente idoso dos serviços de convivência podem procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em sua região e solicitar uma avaliação.

Compartilhar:
1
Crédito:André Baldini
1
Crédito:André Baldini
1
Crédito:André Baldini

  • Data: 29/06/2023 03:06
  • Alterado:01/09/2023 00:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados