Diadema realizou Curso de Higienização e Manipulação de Alimentos
Objetivo do curso foi apresentar, para 116 alunos, o risco de doenças transmitidas pela manipulação e conservação incorreta dos alimentos
- Data: 21/12/2023 15:12
- Alterado: 21/12/2023 15:12
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Mauro Pedroso/PMD
Durante o mês de novembro, a EDAP (Escola Diadema de Administração Pública), da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, em conjunto com o Peand (Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema), da Secretaria de Segurança Alimentar de Diadema, realizou quatro edições do curso de Higienização e Manipulação de Alimentos. O objetivo do curso foi apresentar, para 116 alunos, o risco de doenças transmitidas pela manipulação e conservação incorreta dos alimentos, além de orientar sobre como realizar a prevenção adequada dos mesmos. A ação educativa foi ministrada por Aline Rodrigues Ajala, nutricionista da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do município.
O curso foi realizado na sede da EDAP, no Centro de Diadema. Uma das turmas, com 91 alunos, era formada por bolsistas da Frente de Trabalho da Prefeitura. A outra turma, com 25 integrantes, contou também com profissionais que atuam na Secretaria de Educação. Nas aulas foram abordados temas como lavagem das mãos, uso de luvas descartáveis, higiene dos alimentos e do ambiente, seleção e armazenamento, contaminação cruzada e principais doenças transmissíveis por alimentos (conhecidas como DTAs). A qualificação oferecida é a mesma para feirantes, comerciantes populares e entidades que participam de eventos promovidos pela Prefeitura, como Feira Noturna, Feira Gastronômica, Arraial da Gente e Natal Iluminado.
“O curso oferece dicas práticas (inclusive com exibição de vídeos explicativos) para todos os alunos, quer eles trabalhem ou não com o ramo de alimentação” afirma Aline. “O aprendizado é interessante. As orientações podem e devem ser aplicadas em nossa casa”, complementa Aline.
A nutricionista também destaca que o curso foi oferecido pela primeira vez para os bolsistas da Frente de Trabalho. “O curso é mais uma das ações da Secretaria de Segurança Alimentar oferecidas pelo Peand, que planeja e organiza, regularmente, atividades educativas nas escolas municipais, cursos e oficinas para comerciantes e instituições da cidade, apresentando noções básicas de alimentação saudável, aproveitamento de alimentos e higiene”, conclui Aline.
Reforço
Elaine Belo Gouvea, de 37 anos, atua há três meses, via Frente de Trabalho, como auxiliar de Chefe de Cozinha na sede da Secretaria de Educação. “Já fiz curso de Gastronomia na Fundação Florestan Fernandes (de ensino profissionalizante). Gostei muito do curso de Manipulação de Alimentos e considero que ele foi um bom reforço do tema, pois vou prestar concurso para agente de cozinha na Prefeitura”, disse Elaine.
Simone Páscon Duarte, de 50 anos, que trabalha na Escola Municipal Ministro Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, também considera o curso importante para sua formação profissional: “Adorei o curso e tenho certeza de que ele vai me ajudar nas provas objetivas de concursos que prestarei para cozinheira, assim como para meu dia a dia em casa”. Simone afirma que o tema contaminação cruzada (transferência de microrganismos de um ambiente para o outro, como, por exemplo, de uma superfície contaminada para um alimento, ou de um utensílio de cozinha para as nossas mãos) foi um dos que mais apreciou no curso.