Diadema realiza V Agosto Dourado
Durante todo o mês, a Prefeitura realiza ações nas 20 Unidades Básicas de Saúde e maternidade para lembrar o Agosto Dourado
- Data: 02/08/2019 15:08
- Alterado: 02/08/2019 15:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Diadema realiza V Agosto Dourado
Crédito:Thiago Benedetti
Mais de 200 pessoas, entre profissionais de saúde, educação e interessados no tema participaram da cerimônia de abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) do V Agosto Dourado, realizada em 1º de agosto, quinta-feira, no auditório do Quarteirão da Saúde. O evento promovido pela Prefeitura de Diadema teve como tema “Empoderar Mães e Pais, Favorecer a Amamentação. Hoje e para o Futuro” e ressaltou a importância do aleitamento materno e da rede de apoio que a mãe precisa ter para se dedicar à amamentação.
A programação iniciou com vídeos sobre o trabalho desenvolvido na cidade, seguida de mesa de autoridades, apresentações teatrais e musicais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e palestras. O secretário municipal de saúde, Luís Cláudio Sartori, afirmou que o trabalho desenvolvido traz resultados positivos. “Em 2018, conquistamos a menor taxa de mortalidade infantil de toda sua história: 10,94 para cada mil nascidos vivos. Isso coroa um sistema público de saúde que passa por muitas dificuldades, como os demais do país, mas que tem fibra e realiza com muito amor e competência”, afirmou.
A palestrante Andrea Penha Spinola Fernandes, coordenadora do Centro de Referência Estadual do Banco de Leite Humano da Grande São Paulo, apresentou as principais estratégias para garantir a amamentação exclusiva até os seis meses e complementar até os dois anos. Entre elas estão método canguru, quando o recém-nascido prematuro é colocado em contato pele a pele com a mãe e o pai; Rede Amamenta e Alimenta Brasil; hospitais com selo Amigo da Criança, que promove, protege e apoia o aleitamento materno; salas de apoio à amamentação em espaços públicos e empresas; monitoramento ao cumprimento das normas brasileiras de comercialização de alimentos para lactentes e primeira infância (NBCAL), rede integrada e de apoio à mãe, entre outras ações. “O aleitamento materno tem grande impacto na morbimortalidade neonatal e o Banco de Leite Humano é uma política pública voltada para isso. Quando um prematuro está na UTI, o primeiro alimento oferecido deve ser o leite da mãe. Se não for possível, o leite de doadora. Apenas como terceira opção deve-se oferecer a fórmula”, declarou.
Selo de Qualidade
A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses e complementar até os dois anos. Durante o evento, a UBS Canhema recebeu a certificação do Ministério da Saúde (MS) na Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil por ter todos os profissionais mobilizados e qualificados para apoiar o aleitamento materno. A enfermeira e tutora de aleitamento materno e alimentação complementar, Shirley Félix Cezário de Melo, destaca o comprometimento da equipe. “Nós podemos mais, nosso trabalho é lindo, humanizado e forte. É para hoje e para o futuro. Essa é a primeira porta para uma rede de apoio à amamentação e ainda temos vários passos a seguir. Todo mundo é sensível e é passível sim de incentivar o aleitamento”, ressaltou.
Além desta certificação, a UBS Reid também foi certificada por disponibilizar uma sala de apoio à amamentação e contar com uma equipe qualificada para desenvolver ações e apoiar mãe e família nesse momento. Outra novidade é que a empresa Prensas Schuller, localizada na Vila São José, é a primeira de Diadema a ser certificada pelo município por instalar uma sala de apoio à amamentação para funcionárias que retornam da licença maternidade. “Nós queremos que as empresas fiquem sensibilizadas e tenham um espaço para que a mãe extraia o leite, armazene e ofereça à criança. Temos creches municipais que conseguem oferecer esses espaços para receber o leite ou amamentar a criança”, explicou a coordenadora do Departamento de Vigilância à Saúde, Andreia de Conto Garbin.
Durante todo o mês, a Prefeitura realiza ações nas 20 Unidades Básicas de Saúde e maternidade para lembrar o Agosto Dourado. Confiram a programação completa no link http://www.diadema.sp.gov.br/dmp/comunicacao/Comunicacao/Site2/Programacao_agosto_douradoo.pdf. Algumas atividades podem ser incluídas ou alteradas sem aviso prévio. Para mais informações, procure sua UBS de referência.