Diadema realiza o IX Encontro Mulheres em Movimento

Com ações culturais, mesas temáticas e o tradicional Baile do Mulheres, evento serve de reflexão e também comemora os 34 anos do programa que virou política pública na cidade

  • Data: 15/09/2023 09:09
  • Alterado: 15/09/2023 09:09
  • Autor: Iara Santos Luz
  • Fonte: PMD
Diadema realiza o IX Encontro Mulheres em Movimento

Crédito:Mauro Pedroso

Você está em:

A Secretaria de Esporte e Lazer de Diadema realizará, de 17 a 22 de setembro, o IX Encontro Mulheres em Movimento – Sankofa: Reverenciando o passado, movimentando o presente e iluminando o futuro. O evento terá diversas ações culturais, abertas ao público e também contará com presenças de convidados. Entre eles, a coordenadora de cultura do Ministério da Mulher, Lucimara Rosana Cardozo, a ex-ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, e o professor da UFABC e presidente da Associação Brasileira de Estudos Africanos, Acácio Almeida.

Matilde e Acácio participarão da mesa temática “Descolonizando-se: diálogos sobre racismo, legados e resistência”, que acontecerá dia 19 de setembro, no auditório da Fundação Florestan Fernandes, e Lucimara Rosana estará na cerimônia de aniversário do Mulheres, no dia 21 de setembro, no Teatro Clara Nunes.

“O Encontro Mulheres em Movimento acontece de dois em dois anos e nesta edição a abordagem é sobre a identidade afro-indígena, uma das raízes constituinte da cultura do povo brasileiro. Ao trabalhar esse tema, o objetivo é promover reflexão e conscientizar sobre questões da nossa origem, reconhecendo ainda mais a sua importância”, ressalta a secretária de Esporte e Lazer, Luciana Avelino.

Por isso, nos seis dias de programação, os aspectos africanidade e cultura indígena serão abordados em todas as atividades. Eles estarão presentes na Oficina de Coco, com o Mestre Diolino, trazida para Diadema pelo Sesc São Caetano; na de Jongo, com a dupla Cibele Souza e Sérgio Azul e no workshop Ritmos e Percussão, que será ministrada por Sthe Araújo, entre outras.

Dentro desta mesma temática haverá a Roda de Conversa “Mulheres negras de ontem e de hoje: o que nos ensinam?”, coordenada por Daniela Aparecida da Silva Araújo e por Regina Maria da Silva, e aula a espetáculo “Corpo e Território”, que será realizada pela professora de dança Rose Maria de Souza.
Conceito Sankofa/mulheres negras.

Em Diadema a maioria de população é composta por pessoas do sexo feminino e mais de 50% são de mulheres negras. Muitas delas frequentam o Programa Mulheres em Movimento e por isso a coordenação da ação municipal resolveu trabalhar com as participantes, desde 2022, o conceito Sankofa, que também é o tema do IX Encontro e que prega a importância das vivências passadas para valorizar o presente e avançar rumo ao futuro.

“Sankofa é representado por um pássaro mítico da cultura africana, que voa para frente, mas tem a cabeça voltada para trás e carrega no bico um ovo, que simboliza o futuro”, explica a coordenadora do programa, Andreia Geraldo. “Fazendo uma analogia com o trabalho do Mulheres em Movimento, Sankofa representa para nós a trajetória do programa, que tem a ver com as pessoas que passaram por ele e colaboraram para a sua construção; as lutas e conquistas realizadas que nos dizem que mesmo com vitórias, não podemos deixar de olhar para o futuro. E sobre as ações que ocorrem nas salas de aula, elas são importantes porque impactam no presente e nos impulsionam para frente”, completou.
Aniversário e baile.

A abertura oficial do IX Encontro Mulheres em Movimento será no domingo (17/9), às 9h, no Clube Chácara 3 Irmãos. Neste dia, com participações de professores e alunas do programa, serão realizadas performances em dança, mostrando a riqueza e a alegria dos ritmos afro-brasileiros.

Em 21 de setembro, dia em que se comemora os 34 anos do Programa, haverá uma cerimônia no Teatro Clara Nunes, com presenças de autoridades e ações artísticas. O evento começa às 9h, ao som da Lira Musical de Diadema, e segue com falas de convidados, apresentação do Coral Mulheres em Movimento, que irá executar canções de autoria da cantora Ana Cacimba, e que serão acompanhadas com danças das alunas do programa. A atividade será finalizada com um cortejo que sairá do Teatro Clara Nunes rumo a Praça da Moça.

O encerramento do IX Encontro será no dia 22 de setembro, com a realização do tradicional Baile Mulheres em Movimento no Clube Chácara 3 Irmãos. A festa, em sua 31ª edição, acontecerá das 16h às 22h e será animada pela All Star Band ABC e pelos DJs Helena Joll e Ricardo Nozaki.

Transformada em política pública no ano de 2021 – Lei Municipal 4157, de autoria da vereadora Lilian Cabrera – o Programa Mulheres em Movimento, além de aulas regulares de exercícios físicos, oferece para a população de Diadema ações de cidadania, autonomia e qualidade de vida. Atuando com base em três eixos pedagógicos: saúde da mulher, gênero e pertencimento de grupo, o programa conta com 16 salas de ginástica que são frequentadas por cerca de 2.000 mulheres.

Compartilhar:

  • Data: 15/09/2023 09:09
  • Alterado:15/09/2023 09:09
  • Autor: Iara Santos Luz
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados